Terça-feira, 11 de Junho de 2019 | Horário: 15:50

Ave rara é devolvida à natureza após ser reabilitada em centro de tratamento

Ave migratória foi encontrada na Zona Leste e retornará à natureza após ser tratada no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres. O pinto d' água carijó foi descrito pelo naturalista Charles Darwin.

Um pinto-d’água-carijó (Coturnicops notatus) será devolvido à natureza pela equipe do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (12). A ave pode ser encontrada em países como Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Paraguai, Uruguai e Argentina.

No Brasil, já foi vista e registrada em três pontos no estado de São Paulo e em outros dois no Rio Grande do Sul. O naturalista britânico Charles Darwin descreveu a ave – hoje rara e ameaçada – durante a expedição no navio Beagle (1831-1836).

Recebido e reabilitado pelos técnicos da Prefeitura de São Paulo, o animal foi resgatado na região do Itaim Paulista no dia 14 de maio. Após triagem, foi constatado que a ave estava saudável, já que ela manteve boa alimentação. Ela então permaneceu em acompanhamento, ganhou 120 gramas durante o processo de reabilitação e permaneceu no local até ser definido um ponto de soltura. A devolução acontecerá em uma fazenda de arroz localizada no município de Tremembé (SP), região em que a espécie já foi avistada.

O pinto-d’água-carijó é uma ave migratória, possui hábitos diurnos e ocupa regiões pantanosas ou úmidas e de vegetação densa – incluindo arrozais, que oferecem boas condições de alimentação e sobrevivência –, características que motivaram a escolha do local de soltura.

O CeMaCAS

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) é um Centro de Triagem (CETAS) administrado pela Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). É responsável por receber, atender e reabilitar animais silvestres com o objetivo de devolvê-los à vida livre.

Choques elétricos, atropelamentos e corte por linha de pipa – conflitos causados pelo conflito com o crescimento urbano – são os casos mais comuns. Também são atendidas apreensões do tráfico de animais silvestres. Seja pelo contrabando ou por acidentes, as aves compõem a maioria dos recebimentos. O CeMaCAS está localizado na região de Perus, Zona Norte da capital, dentro do Parque Anhanguera – maior parque municipal da cidade de São Paulo.

O recebimento de animais é realizado de segunda a sexta, das 8h às 16h; aos sábados e domingos, das 8h às 14h; e em feriados, das 8h às 12h. Os munícipes podem contatar a equipe por meio dos telefones (11) 3885-6669 e (11) 97348-0627. Nos fins de semana, o plantão é atendido nos números (11) 97348-0627 (WhatsApp) e (11) 3918-7192.

Data: 12 de junho (quarta)
Horário estimado: 10h
Local da Soltura: Fazenda Nabor (antiga Kanegae), Bairro Rio Verde – Tremembé (SP).