Quinta-feira, 16 de Abril de 2020 | Horário: 17:50

Autoridades reforçam importância do isolamento social

Medida recomendada por médicos e cientistas tem o objetivo de evitar um colapso no sistema de saúde

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, o prefeito Bruno Covas e o governador João Doria voltaram a pedir para que a população obedeça o período de quarentena e fique em casa. Os apelos para o isolamento social em todo o Estado de São Paulo vão de encontro às recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e importantes autoridades da ciência e da medicina. O objetivo é evitar um colapso em todo o sistema de saúde.

O prefeito Bruno Covas lembrou que ficar em casa é um gesto humanitário, de respeito ao próximo, aos amigos, às famílias, e que por isso, precisamos continuar diminuindo a circulação de pessoas por toda cidade.

“Temos que ter esperança e fé de que vamos encontrar uma cura para o tratamento e, até lá, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para salvar vidas e dar o mínimo de dignidade às pessoas, seja na dor da morte de um ente querido, ou estimular a solidariedade e o amor ao próximo. Uma cidade, um estado, uma nação, um povo, mostram o seu valor e a sua força nos momentos de grande adversidade. Que todos tenhamos serenidade e tolerância. Vamos vencer juntos essa guerra. O momento é de união e de trabalho sério e responsável. Por favor, fiquem em casa”, ressaltou Bruno Covas.

“Nós temos feito pesquisas que nos indicaram que as mulheres, sobretudo mães, têm sido as mais solidárias com a proteção à vida e à saúde, permanecendo em casa e orientando os seus filhos, pais, parentes e amigos a respeitarem a ciência e a medicina”, disse o governador João Doria.

O diretor do Instituto Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior, explicou que, mesmo com todos os preparos e esforços para a criação de mais leitos nos hospitais, já é possível sentir um aumento da demanda neste momento. "A população deve entender e participar ativamente deste processo. Aplaudir os profissionais de saúde nos toca muito, e somos muito gratos por isso, mas agora a população pode contribuir ativamente com a gente. Se você quer colaborar com um profissional de saúde, fique em casa, evite sair. Desta forma você está diminuindo esta pressão e nos da um pouco de fôlego para atender adequadamente a população”, disse.

Anúncios do governo municipal:
Durante a coletiva, Covas lembrou o decreto publicado na última quarta-feira (16), criado para estimular o escalonamento dos horários de abertura dos serviços essenciais e das atividades comerciais que já estavam liberadas. A ação tem o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas no transporte coletivo durante os horários de pico na ida e na volta ao trabalho.

Confira outras iniciativas anunciadas:
Coronavírus: pessoas devem usar máscaras ao sair de casa
Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira (dia 20)
Prefeitura cria Comitê Intersecretarial de Contingência Funerária
Prefeitura determina que hospitais informem sobre leitos de UTI