Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017 | Horário: 17:49

Aumenta para 37 total de UBSs da Zona Norte que vacinam, de forma preventiva, contra febre amarela

A partir desta quinta-feira (26), a zona Norte da capital passará a contar com 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para aplicação da vacinação preventiva contra a febre amarela (confira a lista e horário de funcionamento abaixo). A expansão deve prosseguir até atingir todas as unidades da região ou, em caso de nova ocorrência, será feita gradualmente ao longo da semana e somada às unidades que já iniciaram a imunização desde sábado (21).

Nesta primeira fase, a prioridade da vacinação é para pessoas que residam em até 500 metros no entorno do Parque do Horto. Na segunda, o raio de abrangência será estendido para 1.000 (mil) metros do Horto Florestal e a terceira, ampliada para toda a zona Norte.

Até esta quarta-feira (25), foram vacinadas 86.674 pessoas nos distritos de Anhanguera, Jaraguá e entorno dos parques do Horto e Estadual da Cantareira e em posto volante na associação de bairro da Vila Amélia, que fica na rua Tomé Afonso de Moura, 345.

“Quando falamos na cidade de São Paulo, estamos falando em milhões de pessoas. Estamos definindo as estratégias para o melhor atendimento à população, em especial aos moradores que estão mais próximos ao local dos eventos recentes de morte de primata não humano por febre amarela. Cada fase da vacinação foi definida de acordo com a situação epidemiológica e, a qualquer nova ocorrência que exija postura diferente da gestão, estas ações serão modificadas de acordo com a necessidade do momento epidemiológico”, explica Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

A extensão do horário de funcionamento das unidades será divulgado tão logo seja concluído estudo sobre as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local, inclusive com eventual abertura de unidades aos sábados e domingos.

A coordenadora do programa municipal de imunização da capital, Maria Lígia Nerger, esclarece que os munícipes que já tomaram a vacina em alguma fase da vida não precisam de reforço. “Quem já tomou não precisa se vacinar novamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam apenas uma dose da vacina para prevenção contra a febre amarela: é o suficiente para proteger contra a doença.”

A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela: clique aqui

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela

1. UBS/AMA Jardim Peri - Av. Peri Rochetti, 914 - Jd. Peri
  2. UBS Horto Florestal - R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 - Horto Florestal
  3. UBS Dona Mariquinha Sciascia - R. Dr. José Vicente, 39 - Tremembé
  4. UBS Vila Dionísia - R. Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
  5. UBS Lauzane Pauklista - R. Valorbe, 80
  6. UBS Vila Aurora - R. Jean Buff, 126
  7. UBS Conjunto Ipesp - Av. Profª. Virgilia Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 555
  8. UBS Wamberto Dias Costa - R. Paulo César, 60
  9. UBS Jardim Rosinha - R. Dalva de Oliveira, 82 - Morro Doce
  10. UBS Morada do Sol - R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões - Sol Nascente