Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Audiência pública para debater PIU Setor Central acontece dia 18 de junho

Diálogo com a sociedade civil ocorre no dia 18 de junho, às 18h30. Encontro é mais uma oportunidade para o cidadão contribuir com a proposta para a região central da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP-Urbanismo, realiza audiência pública para discutir o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central. O encontro acontece em 18 de junho, a partir das 18h30, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O endereço é Rua Piauí, nº 130 – Higienópolis.

O encontro é mais uma oportunidade para o cidadão contribuir com a proposta, que está em sua 2º fase. Desde o dia 9 de maio está disponível no portal Gestão Urbana uma consulta pública online para colher contribuições da sociedade civil. Participe!

O PIU Setor Central está inserido em um perímetro de 2.090 hectares, abrangendo os distritos de Santa Cecília, Bom Retiro, República, Sé, Liberdade, Pari, Brás, Belém e Mooca. Dentre as medidas incluídas no projeto, está a revisão da Operação Urbana Centro, estabelecida pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) em 2014.

As intervenções propostas consideram, principalmente, a necessidade de integração e qualificação do território, buscando dar suporte ao pretendido adensamento populacional e construtivo, à diversificação de atividades e ao fortalecimento da economia. Elas estão agrupadas em três diferentes eixos, porém, interligados: Qualificação do Habitat, Mobilidade e Ambiental.

Processo Participativo

O Processo de elaboração do PIU Setor Central segue os passos dispostos no Decreto n° 56.901/2016 e, dessa forma, as contribuições a serem colhidas nesta consulta irão permitir o seu aperfeiçoamento. A proposta ainda será debatida em diálogos sociais com a sociedade civil e em audiências públicas temáticas.

A segunda consulta pública, iniciada em 9 de maio,  receberia inicialmente contribuições até o dia 9 de junho. No entanto, com o objetivo de possibilitar uma maior participação da sociedade, o prazo foi estendido até 9 de agosto. Após esse período, as sugestões serão avaliadas e incorporadas à versão final do projeto quando oportunas.

Entre os dias 10 de julho e 24 de agosto de 2018, foi publicado no portal Gestão Urbana a 1ª consulta pública para o PIU Setor Central, que apresentou o diagnóstico socioterritorial e o programa de interesse público do projeto. Essa fase do PIU também foi debatida em diversas reuniões com a população.

Clique aqui para conferir o processo participativo completo.