Notícias

Atividades interativas ensinam crianças sobre cuidados com animais

Em tempos de distanciamento social, aproveite o tempo com as crianças para incentivá-las a proteger e respeitar os animais

De Secretaria Especial de Comunicação

Mesmo em tempos de distanciamento social, as crianças podem aprender sobre a proteção e o respeito com os animais. Pensando em ajudar pais e educadores, a Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) elaborou um material com diferentes atividades para crianças de todas as idades.

“Nós já temos aqui na Cosap o programa Escola Amiga dos Animais, um trabalho onde recebemos as escolas para fazer as atividades educativas, especialmente sobre guarda responsável, só que por conta da pandemia tivemos que suspender. Isso me deixava muito angustiada, pois estamos fazendo de tudo para que os nossos serviços não parem. Eu sentia falta dessa parte de campanha educativa, considerando também que as escolas estavam passando as atividades para os pais fazerem junto com as crianças durante a quarentena, eu pensei que a gente pudesse fazer algo nesse sentido também”, disse a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Justamente pensando em novas formas de manter as atividades de educação com as crianças, a Cosap desenvolveu diferentes atividades, como desenho para pintura e redação sobre o tema.

“Esta é uma forma que encontramos para continuar com o funcionamento desta parte educativa, para não pararmos com ela. A educação é fundamental para a gente conseguir, no futuro, diminuir questões como o abandono e os maus-tratos. A gente precisa muito dessas atividades educativas e, por isso, este projeto nasceu”, afirmou Analy.

Confira as atividades

 

As atividades feitas pelas crianças podem ser enviadas para serem expostas em um grande mural que foi montado no site da Cosap. Basta enviar pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br uma foto da pintura e/ou a redação  com o primeiro nome da criança, a idade e seu bairro.

 

Também foi desenvolvido um questionário, todo pensado para a criança aprender sobre a guarda-responsável. “Quando a criança preenche e manda para a gente, respondemos, quem acerta ganha um diplominha, quem não acerta damos dicas de como participar novamente, apontando os principais erros, incentivando que as pessoas voltem a preencher”, explicou Analy. Basta acessar o link abaixo:

 Quiz “Você sabe o que é guarda responsável?”

 

Ações do documento