Quinta-feira, 11 de Junho de 2020 | Horário: 13:27

Atendimento nas 13 unidade do Cate será retomado na sexta-feira

Unidades estão fechadas nesta quinta-feira (11/06) por conta de um ponto facultativo

As 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - Cate estarão fechadas nesta quinta-feira (11/06) em decorrência de ponto facultativo decretado pela Prefeitura de São Paulo para as repartições públicas da capital. As pessoas que tinham o serviço agendado para esta quinta-feira receberam mensagem por SMS ou ligação da Central 156 para reagendar o atendimento nos próximos dias.

“Nenhum cidadão será prejudicado, pois o reagendamento está programado para ocorrer até o início da próxima semana. É importante reforçar que as pessoas que já conseguiram resolver as pendências com os pedidos do seguro-desemprego ou o auxílio emergencial, não se esqueçam de cancelar a data junto à central 156, para permitir que outras pessoas sejam atendidas com menor tempo de espera”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Nesta semana passaram pelas unidades, até o momento, 3.857 pessoas em busca de habilitar o seguro-desemprego e requerer o auxílio emergencial. Somente nos dias 8 e 9 de junho foram habilitados 1.172 pedidos do seguro-desemprego. Já para o auxílio emergencial 320 pessoas buscaram suporte para realizar o requerimento, que só pode ser feito pelo aplicativo ou site disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. “Apesar de ser amplamente difundido o uso de aplicativos em smartphones, muitas pessoas não têm acesso a essa tecnologia, não sabem usar ou não dispõem de internet. Então a prioridade do atendimento nos Cates é voltada a esse público carente, que pode estar descoberto deste benefício em meio á pandemia do coronavírus”, reforça Aline Cardoso.

Para a próxima sexta-feira (12) são esperadas 1.168 pessoas no Cate, com a maioria dos pedidos voltados a realizar o serviço de habilitação do seguro-desemprego ou resolver pendências que podem inviabilizar o recebimento do benefício. Cerca de 80 atendimentos são para requerer o auxílio emergencial. Até o momento, mais 80 mil agendamentos foram realizados pela Central 156, que atende por telefone ou pelo portal do serviço.

Agendamento obrigatório

Central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h:

Zona Norte

Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95