Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2016 | Horário: 10:22

Atendimento a idosos recebe complexo com 1,3 mil metros quadrados no Parque Edu Chaves

Nova estrutura abriga centro dia e núcleo de convivência. Oficinas atraem mais de 150 pessoas por dia
1964932-VISITA INAUGURAL DO CENTRO DIA PARA IDOSO JAÇANÃ

Os idosos que vivem no parque Edu Chaves, zona norte, contam agora com um espaço especializado para praticar atividades físicas, fazer amigos e participar de oficinas. Em um complexo de 1,3 mil metros quadrados, a Prefeitura abriu no bairro um Centro Dia e um Núcleo de Convivência. O equipamento era reivindicado pela população há uma década. Todos os dias, as atividades atraem 150 pessoas.

“Este é o primeiro centro dia próprio da Prefeitura. A população de São Paulo está envelhecendo, e isso significa que nós temos que acolher essas pessoas em locais adequados para que elas se mantenham em atividade. Uma das regras básicas da longevidade saudável é a convivência e ter atividades”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita ao novo complexo.

O edifício possui três pavimentos e está equipado com elevador e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na estrutura, há solário com horta, quintal, sala com espelho e barra para atividades físicas, cancha coberta de bocha, cozinha, espaços para atividades e trabalhos corporais, sala de TV e de enfermagem. O equipamento recebeu R$ 2 milhões em investimentos.

“Em 2006, começamos a luta para a construção deste prédio, fazendo visitas a todas as secretarias e pedindo apoio. Foi uma luta muito grande, mas já estamos tendo ótimos resultados”, conta Terezinha Monteiro Batista, 71 anos, representante do movimento de idosos do Parque Edu Chaves.

O Núcleo de Convivência (NCI) oferece diariamente uma programação de oficinas: zumba, aeroforró, horta, dança de salão, ioga, dança circular, tai chi pai lin, envelhecimento ativo (ginástica com fisioterapeuta), artesanato, pintura de tela, coral, dança do ventre, jogos de mesa, bocha, arte e culinária. Há ainda bingo e a atividade “Envelhecer e Viver”, coordenada por um psicólogo.

O NCI atende idosos que possuem autonomia e oferece vagas para pessoas encaminhadas pelo Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e por demanda espontânea. O serviço é aberto para homens e mulheres com mais de 60 anos e já recebeu mais de 700 inscrições para as diversas atividades.

O Centro Dia, por sua vez, é destinado a idosos que possuem algum comprometimento em sua autonomia. O local recebe, de segunda a sexta-feira, pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade para atividades lúdicas e terapêuticas, exercícios físicos e cuidados diários. Após passar todo o dia no centro, os idosos retornam para suas casas, o que favorece a manutenção de uma vida mais ativa e saudável, sem a perda dos laços familiares.

O serviço inaugurado possui 30 vagas e está recebendo os primeiros beneficiários. Para ser atendido, o idoso é encaminhado por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), após avaliação social e de saúde. Entre as atividades, já estão programadas ioga, canto coral, jogos, atividades físicas e cognitivas. As opções serão ainda ampliadas e organizadas de acordo com os interesses do grupo.

“Este centro dia é uma vitória para a população idosa em São Paulo. Nós vamos entregar no total 16 centros dia em toda a cidade”, disse a secretária Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social). A cidade possui atualmente 12 equipamentos em funcionamento, no centro e nos bairros do Ipiranga, Lapa, Santana, Sapopemba, Guaianases, Pinheiros, Ermelino Matarazzo, Butantã, Mooca, Casa Verde e Jaçanã. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 15 centros dia em toda a Capital (meta 68).

O complexo inaugurado nesta manhã é administrado em parceria com a organização não-governamental Associação de Mulheres Amigas da Jova Rural. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço: Centro Dia e Núcleo de Convivência de Idoso - Jaçanã
Endereço: Rua Basílio Alves Morango, 1.460 – Parque Edu Chaves