Notícias

Atendimento a idosos recebe complexo com 1,3 mil metros quadrados no Parque Edu Chaves

Nova estrutura abriga centro dia e núcleo de convivência. Oficinas atraem mais de 150 pessoas por dia

De Secretaria Especial de Comunicação

Os idosos que vivem no parque Edu Chaves, zona norte, contam agora com um espaço especializado para praticar atividades físicas, fazer amigos e participar de oficinas. Em um complexo de 1,3 mil metros quadrados, a Prefeitura abriu no bairro um Centro Dia e um Núcleo de Convivência. O equipamento era reivindicado pela população há uma década. Todos os dias, as atividades atraem 150 pessoas.

“Este é o primeiro centro dia próprio da Prefeitura. A população de São Paulo está envelhecendo, e isso significa que nós temos que acolher essas pessoas em locais adequados para que elas se mantenham em atividade. Uma das regras básicas da longevidade saudável é a convivência e ter atividades”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita ao novo complexo.

O edifício possui três pavimentos e está equipado com elevador e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na estrutura, há solário com horta, quintal, sala com espelho e barra para atividades físicas, cancha coberta de bocha, cozinha, espaços para atividades e trabalhos corporais, sala de TV e de enfermagem. O equipamento recebeu R$ 2 milhões em investimentos.

“Em 2006, começamos a luta para a construção deste prédio, fazendo visitas a todas as secretarias e pedindo apoio. Foi uma luta muito grande, mas já estamos tendo ótimos resultados”, conta Terezinha Monteiro Batista, 71 anos, representante do movimento de idosos do Parque Edu Chaves.

O Núcleo de Convivência (NCI) oferece diariamente uma programação de oficinas: zumba, aeroforró, horta, dança de salão, ioga, dança circular, tai chi pai lin, envelhecimento ativo (ginástica com fisioterapeuta), artesanato, pintura de tela, coral, dança do ventre, jogos de mesa, bocha, arte e culinária. Há ainda bingo e a atividade “Envelhecer e Viver”, coordenada por um psicólogo.

O NCI atende idosos que possuem autonomia e oferece vagas para pessoas encaminhadas pelo Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e por demanda espontânea. O serviço é aberto para homens e mulheres com mais de 60 anos e já recebeu mais de 700 inscrições para as diversas atividades.

O Centro Dia, por sua vez, é destinado a idosos que possuem algum comprometimento em sua autonomia. O local recebe, de segunda a sexta-feira, pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade para atividades lúdicas e terapêuticas, exercícios físicos e cuidados diários. Após passar todo o dia no centro, os idosos retornam para suas casas, o que favorece a manutenção de uma vida mais ativa e saudável, sem a perda dos laços familiares.

O serviço inaugurado possui 30 vagas e está recebendo os primeiros beneficiários. Para ser atendido, o idoso é encaminhado por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), após avaliação social e de saúde. Entre as atividades, já estão programadas ioga, canto coral, jogos, atividades físicas e cognitivas. As opções serão ainda ampliadas e organizadas de acordo com os interesses do grupo.

“Este centro dia é uma vitória para a população idosa em São Paulo. Nós vamos entregar no total 16 centros dia em toda a cidade”, disse a secretária Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social). A cidade possui atualmente 12 equipamentos em funcionamento, no centro e nos bairros do Ipiranga, Lapa, Santana, Sapopemba, Guaianases, Pinheiros, Ermelino Matarazzo, Butantã, Mooca, Casa Verde e Jaçanã. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 15 centros dia em toda a Capital (meta 68).

O complexo inaugurado nesta manhã é administrado em parceria com a organização não-governamental Associação de Mulheres Amigas da Jova Rural. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.


Serviço: Centro Dia e Núcleo de Convivência de Idoso - Jaçanã
Endereço: Rua Basílio Alves Morango, 1.460 – Parque Edu Chaves


São Paulo na TV

Programa Emergencial de Inverno

Ver agenda completa