Notícia na íntegra

Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 | Horário: 19:19

Prefeitura de São Paulo distribui 80 mil máscaras de proteção

A ação intersecretarial entregou 4,5 mil unidades nos serviços da rede socioassistencial que integram o Complexo Prates

Atualizado em 18/05 às 16h18

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), recebeu 80 mil máscaras de proteção facial para a rede socioassistencial da cidade. Nesta sexta-feira (15), 4,5 mil foram entregues nos cinco equipamentos do Complexo Prates, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central. 

As máscaras foram produzidas pelo programa Costurando pela Vida, iniciativa da SMDET. O projeto compreende a seleção e contratação de microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedor individual e cooperativas para a produção de um milhão de máscaras de algodão, seguindo o padrão adotado pela Anvisa. 

No Complexo Prates, que atende diariamente 1.096 pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade social, foram distribuídas quatro unidades por convivente. De acordo com a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, "a iniciativa é uma forma de garantir a proteção das pessoas para que elas possam conviver respeitando o distanciamento social e interagindo sem risco", explica a secretária. 

No Centro de Acolhida Prates I, Vanderlino Batista dos Santos, estava em uma mesa dedicando seu tempo aos estudos e avaliou como a doação das máscaras pode contribuir para a proteção coletiva no equipamento: "se todo mundo usar aqui dentro ficam todos protegidos, evitando a contaminação no local", relata o convivente. 

No Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais (CAE), Casa Florescer I, a convivente Sasha Silva mora há três meses no local e agradeceu as contribuições. "Com as doações de hoje, fico com 11 máscaras e componho looks diferentes", diz. E conclui que "a colaboração mútua entre as conviventes ajuda a combater a pandemia, em um momento tão difícil". 

Complexo Prates

O Complexo Prates conta com cinco serviços socioassistenciais com amplas instalações que comportam desde dormitórios, banheiros, sala de TV, lavanderia, biblioteca, horta comunitária, salão de atividades, espaço de convívio, cozinhas e atendimento social.

No local, que dispõe de 1.096 vagas, estão instalados três Centros de Acolhida para adultos: Prates I, Prates II e Prates III. E também o Núcleo de Convivência Prates e o Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais (Casa Florescer I). O complexo possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn