Notícia na íntegra

Terça-feira, 26 de Novembro de 2013 | Horário: 08:02

Arquivo Histórico da Prefeitura irá restaurar registros da época da Ditadura Militar

O Arquivo Histórico, departamento da Secretaria Municipal de Cultura responsável pela conservação, guarda permanente, identificação, ordenação e divulgação do conjunto documental produzido pela administração pública municipal, realizará nos próximos meses o restauro de livros com o registro das pessoas sepultadas nos cemitérios de Perus e da Vila Formosa entre 1965 e 1985, época da Ditadura Militar. A ação partiu de uma solicitação da Comissão Nacional da Verdade, que pretende 
descobrir se houve o sepultamento de desaparecidos políticos.

O trabalho a ser desenvolvido pelo Arquivo Histórico consiste na identificação dos livros do período solicitado, restauro, digitalização do material e, por fim, a sua disponibilização - à Comissão e também ao público. Atualmente, 40 livros já foram identificados e, de acordo com Afonso Luz, diretor do departamento, cerca de 100 livros devem contemplar o período a ser analisado. Cada livro possui 200 páginas.

"Trata-se de uma questão de transparência que será dada a uma documentação pública e, a partir da qual, não só a Comissão da Verdade, mas também outros órgãos e familiares de desaparecidos políticos poderão trabalhar e aplicar diferentes metodologias", afirmou Luz.

Segundo o diretor, os livros estão bastante danificados, o que exigirá, em grande parte deles, um exímio trabalho de restauração. As páginas serão restauradas uma a uma, e paginadas em papel japonês. "Vamos ter que praticamente recriar uma por uma, sem a perda de informações", disse. 

O tamanho da equipe de restauradores deve variar de acordo com a demanda, que só será precisa após a identificação de todos os livros. Restauradores da própria Secretaria devem trabalhar no projeto e pode ser preciso a convocação de restauradores de outros órgãos, como a Biblioteca Mario de Andrade e até mesmo da USP. O material deve 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn