Notícia na íntegra

Quinta-feira, 12 de Julho de 2018 | Horário: 15:08

Pratique atividade física com sua família

A cidade conta com 47 centros esportivos, que oferecem várias práticas gratuitas

Está à procura de atividade física para você e seus familiares? Aproveite então as modalidades esportivas oferecidas nos 47 equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Nos Centros Esportivos (C.E.), além de natação e hidroginástica, você e sua família podem praticar 300 tipos diferentes de práticas diferentes. Para isso, basta levar ao local de sua preferência o RG, duas fotos 3x4, comprovante de residência e fazer as carteirinhas. Também é necessário verificar se a modalidade e horário desejados têm disponibilidade. A lista completa de atividades e locais está em https://goo.gl/AEHy6o

Centros Esportivos na Zona Leste

A região da Zona Leste conta com 13 equipamentos nos bairros do Tatuapé, Jardim Matarazzo, Cidade Tiradentes, Arthur Alvim, Mooca e Sapopemba, entre outros, que contam com aulas e atividades diversas para todos os gostos, idades e preferências.

Neles pode-se praticar basquete, caminhada, condicionamento físico, dança cigana, futsal, ginástica geral, hidroginástica, natação, iniciação esportiva e karatê, além de pilates, ritmos, yoga, capoeira, patinação, ginástica geral e alongamento. Vôlei, boxe, futebol, ginástica artística, tênis de mesa, judô, vôlei adaptado, balé adulto e infantil, jazz e musculação também fazem parte da programação.

Centros Esportivos na Zona Oeste

A Zona Oeste dispõe de sete centros esportivos. Nesta região da cidade as atividades disponíveis são capoeira, hidroginástica, natação, caminhada, balé, basquete, boxe, capoeira, dança de salão, futsal, futebol, ginástica, handebol, jiu-jitsu, judô, kung fu, pilates, música, vôlei, yoga, zumba, esgrima e vôlei adaptado, além de lian gong, tai chi chuan, golfe, tênis de mesa, treino funcional, ginástica geral e karatê.

Centros Esportivos no Centro

O centro de São Paulo também possui sete equipamentos, entre eles os estádios Municipais Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e o Mie Nishi (Bom Retiro), que dispõe de modalidades como beisebol e gueiteball (esporte coletivo no qual se usa taco e lembra o croquet). Além disso, os demais centros contam com alongamento, balé, caminhada, futsal, ginástica artística, localizada e para a terceira idade, iniciação esportiva (atletismo), hidroginástica, jazz, natação, vôlei e caminhada, além de capoeira, condicionamento físico, karatê,  tai chi chuan, condicionamento físico, pilates, treinamento aeróbio, yoga, futebol de campo (de 6 a 15 anos) e golfe.

Já o Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro, não conta com aulas próprias do programa Clube Escola, mas dispõe de estrutura para a prática de esportes radicais com uso liberado e possui espaços para prática de parkour e slackline, minipista de skate, parque de street e três pistas de pump track (trajeto com curvas e rampas que pode ser percorrido em uma velocidade contínua) para andar de bicicleta.

Centros Esportivos na Zona Norte

A Zona Norte tem com nove equipamentos que oferecem aulas de basquete, dança artística, futebol de campo, futsal, ginástica geral, localizada, rítmica e para a para terceira idade, assim como hidroginástica, pilates, tênis de mesa, alongamento, natação para crianças, capoeira, jiu jitsu, judô, pilates e teatro. A programação conta também com zumba, handebol, jump, pilates, yoga, ginástica funcional, karatê, kung fu, vôlei, zumba fitness, balé e ritmos, caminhada, condicionamento físico, musculação e vôlei adaptado.

Centros Esportivos na Zona Sul

Por fim, a Zona Sul dispõe de outros 13 equipamentos. No entanto, quatro deles possuem características diferentes de uso. O Parque das Bicicletas conta com estrutura para andar de bike e patins, além de ser muito utilizado para corrida. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é o local onde é oferecida toda a estrutura para o esporte de alto rendimento nas categorias de base.

Já o Centro Esportivo Náutico Guarapiranga possui estrutura de lazer com diversas piscinas, quadras, quiosques e área náutica. O Balneário Princesa Isabel, na Vila Carioca, tem características semelhantes, dispondo igualmente de piscinas, quadras e cancha de bocha.

As atividades disponíveis na região Sul são badminton, futebol society, ginástica geral, artística, localizada, para idosos e funcional, além de hidroginástica, natação, vôlei, vôlei adaptado, patinação, dança, judô, yoga, alongamento, caminhada, futsal infantil, musculação, jogos de salão e iniciação esportiva. Também há pilates, recreação, balé, futebol, basquete, capoeira, dança de salão, handebol, jiu-jitsu, karatê, boxe chinês, kung fu, kickboxing, muay thai, zouk (balada francesa) e zumba/sertanejo. Lá também pode-se freqüentar aulas de pintura, espanhol, inglês, meditação, esgrima e tai chi chuan, além de aeromodelismo, automodelismo de fenda, ferreomodelismo, nautimodelismo, plastimodelismo (todas são atividades independentes dentro do Modelódromo).

Vela, esgrima e basquete

Os interessados em vela podem participar do programa Veleja SP, parceria da Prefeitura com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com o Yatch Club, Itaú-Unibanco e a escola Dick Sail. A Escola Municipal de Vela (Veleja SP) é voltada para crianças e jovens de dez a 18 anos. As aulas, gratuitas, têm duração de quatro dias e são realizadas na represa Guarapiranga no período da manhã, das 8h às 11h, ou durante a tarde, das 14h às 17h.

Há 160 vagas para este curso. As inscrições podem ser feitas através do telefone (11) 5543-1345 ou pelo e-mail escoladicksail@uol.com.br , enquanto as vagas estiverem disponíveis.

Já a prática da esgrima pode ser exercitada na Escola Pública de Esgrima, no Centro Esportivo Pelezão, com apoio do Sindi-Clube. O Projeto Touche - Escola Municipal de Esgrima mantém o curso regular durante o ano. Os alunos são divididos por idade em quatro turmas: duas com crianças de 9 a 11 anos e duas de 12 a 14 anos. As aulas são às terças e quintas, nos dois períodos. O projeto conta com instrutores e estagiários da modalidade cedidos pelo Esporte Clube Pinheiros (ECP), Clube Athletico Paulistano (CAP) e da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, três das maiores potências esportivas da esgrima em São Paulo. As inscrições devem ser feitas diretamente na sala de esgrima do Pelezão.

Aulas de basquete são encontradas no Polo de Incentivo ao Basquete 3x3 (PIB), parceria com a Federação Paulista de Basketball (FPB). O equipamento recebe inscrições diretamente em sete Centros Esportivos e está em fase de implantação com treinamento de profissionais e adequação de espaços. Confira, abaixo, os endereços e telefones dos locais que oferecem esta atividade:

CE IBIRAPUERA
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino
Fone: (11) 3396-6495 / 3396-6496 / 5549-5691

CE VILA GUARANI
Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
Fone: (11) 5012-0150

CE SANTO AMARO
Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Fone: (11) 5687-6340

CE TIETÊ
Avenida Santos Dumont, 843 – Luz
Fone: (11) 3227-8652

CE SÃO MATEUS
Avenida Satélite, 756 – Cidade Satélite Santa Barbara
Fone: (11) 2919-2653

CE JOSÉ BONIFÁCIO
Rua Ana Perena, 110 – COHAB 2
Fone: (11) 2521-3513

CE VILA MARIA
Praça Jânio da Silva Quadros, 150 – Vila Maria
Fone: (11) 5574-8760

Informações no Centro Olímpico:

CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA (COTP)
Av. Ibirapuera, 1315 – Vila Clementino
Fone: (11) 3396-6421 (Kátia)

Corrida de Rua

Quem gosta de correr, pode participar de uma prova gratuita promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. No dia 22, a Zona Norte recebe a etapa da Vila Maria, no Parque do Trote, do Circuito Caixa da Cidadania 2018. Tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo em 2012, onde era o antigo Club Hípico, o parque ocupa uma área de 187 mil metros quadrados. As inscrições estarão abertas a partir das 11h desta quinta-feira (12), através do site http://www.circuitodacidadaniaseme.com.br/.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn