Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 | Horário: 11:20

Aprenda a fazer uma composteira

Lixo orgânico produzido em casa pode ser transformado em adubo

O volume de lixo que se acumula, ainda mais com a pandemia da covid-19 (doença provocada pelo  novo coronavírus), pode ser transformado em um precioso bem. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, por meio da Divisão de Difusão, elaborou um guia para ajudar as pessoas a colaborar com o meio ambiente fazendo, de forma bem simples, a sua própria composteira.

Clique aqui e acesse a cartilha

Compostagem
A compostagem é um processo que envolve a transformação de materiais orgânicos em adubos a serem utilizados na agricultura.

Cerca de 50% do resíduo que é gerado em nossas casas é de origem orgânica. Os resíduos orgânicos são todos aqueles que possuem origem vegetal: ser restos de comida, cascas de frutas, folhas, ou seja, todo alimento que não é consumido.

A principal função da compostagem é reduzir o volume resíduo orgânico destinado aos aterros sanitários, lixões em algumas regiões do Brasil, além evitar diversos tipos de doenças e contaminações causadas pela disposição incorreta dos resíduos. Esta prática está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), definido pela Lei 22.305 de 2010 - Política NAcional de Resíduos Sólidos - PNRS.

O adubo orgânico é o principal produto de uma composteira e serve para a fertilização do solo, o resíduo orgânico é transformado em adubo a partir da ação de microorganismos que utilizam esse material como fonte de alimento, principalmente carbono, para a transformação de adubo.

Este processo é realizado em uma composteira, local onde é feito a compostagem, podendo ser construído dentro das residências de maneira bem simples em pequenos espaços, como em baldes, potes e caixas, recipientes que podem encontrar dentro de sua própria casa, basta ser uma área úmida e parcialmente sombreada.