Quarta-feira, 30 de Julho de 2014 | Horário: 10:54

Aplicativos para celulares ajudam na mobilidade urbana na cidade de São Paulo

A tecnologia vai facilitar a vida de quem anda de ônibus na cidade de São Paulo. Com aplicativos gratuitos para celulares já é possível recarregar o Bilhete Único, consultar o saldo disponível e até saber onde está o ônibus que o usuário está esperando.

O aplicativo para recarga faz com que o celular seja um posto portátil, que se junta a uma rede de 10 mil pontos de recarga disponíveis aos usuários, evitando filas nos terminais de auto-atendimento e postos de recarga.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade, os estudantes e os usuários de Bilhete Único do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo com mensal, semanal e diário poderão utilizar o aplicativo.

Para utilizar a novidade, os passageiros deverão baixar o aplicativo em seu celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade. Depois, é preciso preencher um cadastro com o CPF, e-mail, número do cartão e senha no próprio programa.

Para fazer a recarga do cartão, é necessário fazer uma compra de créditos na internet. Atualmente, a recarga é feita após a quitação de um boleto bancário, emitido pelas lojas virtuais. A partir de 4 de agosto, o aplicativo permitirá também comprar o crédito na hora, por meio de um cartão de débito bancário e já recarregar o cartão com o celular. Já o Vale Transporte é comprado pelos empregadores, em benefício de seus funcionários.

Após a compra dos créditos, será necessário colocar o Bilhete Único próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale Transporte.

O novo programa, homologado pela São Paulo Transportes (SPTrans) foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, que já atua na comercialização de créditos do bilhete. Até então, a recarga era feita em caráter experimental.

Localização dos ônibus
O site Olho Vivo é um sistema de monitoramento do transporte da SPTrans permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS. Pela página, é possível saber quando o próximo ônibus poderá passar, a velocidade e o tempo de viagem nos principais corredores da cidade.

Um outro aplicativo, o Cadê o ônibus?, também ajuda o usuário a saber a posição geográfica dos ônibus em tempo real, os pontos de ônibus próximos, o itinerário das linhas, o horário de partida dos ônibus e o trânsito. O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android, IOS e Windows Phone. Com mais de 100 mil downloads, o Cadê o ônibus? já tem mais de 300 mil ônibus rastreados, 10 mil pontos monitorados e dois milhões de pesquisas realizadas. O aplicativo foi desenvolvido e aperfeiçoado por um grupo de profissionais e venceu a 1ª Hackatona do Ônibus, realizada pela Prefeitura em outubro de 2013.

Além do lançamento deste aplicativo, desde junho que os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local.

Relação de aparelhos compatíveis do aplicativo para recarga
Samsung Galaxy S3
Motorola Moto X
Motorola DROID RAZR