Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020 | Horário: 16:42

Aplicativo integra dados e agiliza atendimento e diagnóstico de Covid-19

Com teletriagem, plataforma e-saúdeSP permite que paulistanos com suspeita de contaminação por coronavírus tirem dúvidas e sejam encaminhados para teleconsultas

aplicativo e-saúdeSP, plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista e oferece várias outras funcionalidades, agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19.

Depois de acessar o aplicativo implementado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O cidadão recebe de volta um relatório com base nos sintomas declarados, que contém todas as orientações necessárias, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O paciente poderá receber ainda orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou, se necessário, encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central @covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Serviço articulado

Todo o serviço está articulado com as UBSs da cidade de São Paulo, que monitoram por telefone ou presencialmente os casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus – atualmente são mais de 191 mil monitorados no município (número que chegou a 927 mil no acumulado desde o início da pandemia).

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado.

A plataforma está disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web. Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha.