Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 | Horário: 10:50

Animais abandonados participam de evento para adoção

Iniciativa realizada no próximo sábado (19) conta com diversas atrações para promover encontro de cães e gatos que há anos buscam por famílias
1328059-DVZ Divisão de Vigilância de Zoonoses

Está pensando em adotar um bichinho de estimação?

No próximo sábado (19) mais de 100 animais abandonados irão esperar por uma família durante mais uma edição do evento “Adota SP”, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP). A proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância da adoção sem preconceito. O evento acontece das 10h às 17h, na sede da COSAP, localizada à rua Santa Eulália n°86, em Santana, Zona Norte de São Paulo.

Hoje, a COSAP dispõe de cães, gatos, cavalos e porcos. Todos os animais receberam os cuidados necessários e estão prontos para encontrarem um companheiro responsável e ciente dos benefícios de ter um animal de estimação em casa.

No “Adota SP”, além da adoção de animais, os munícipes poderão participar de diversas atividades que serão organizadas nas tendas com serviços de orientações, curiosidades, foodtrucks e um espaço de transformação pet, uma área destinada às pessoas que levarem os seus cães.

Cão “Peludo” aguarda há mais de dez anos por uma família

• 10h: Abertura do evento
  • 11h30: Apresentação de agility
  • 12h30: Desfile dos cães para adoção

Tendas

1) Espaço Kids: Pintura facial, escultura de balão, jogo de tabuleiro - Trilha Cãoservação (É um tabuleiro em tamanho real (4x5 metros), no qual as crianças são as protagonistas participando como peão do jogo e o dado é uma almofada. O jogo faz parte do projeto “Cãoservação”, que traz de forma lúdica a temática do contato entre animais domésticos e silvestres, zoonoses e guarda responsável de cães e gatos)

2) Que bicho é esse?
Exposição e orientações sobre animais sinantrópicos (morcegos, ratos, escorpião, etc.) e sua relação com o homem e ambiente;

3) Serviços COSAP
Orientações sobre castração, Registro Geral do Animal e Guarda Responsável.

4) Transformação Pet
Serviços para cães acompanhados participarem de atividades, como corte de unhas

5) Adoção

6) Food Trucks

Adoção
Prefira sempre adotar a comprar um animal. Quando você adota, você ajuda a tirar um animal das ruas ou abrigos, além de dar uma chance de recomeço ao animal escolhido. A adoção contribui para que animais que aguardam por uma família consigam um lar, diminuindo também os animais que vagam pelas ruas, sem segurança.

Além disso, há filas de espera na capital para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos do município conta com mais de 240 cães, gatos e até mesmo animais de fazenda aguardando a adoção. De segunda a sábado você encontra filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais (confira abaixo o endereço e os horários de funcionamento). Todos são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Vantagens de adotar um animal adulto:

• Ele já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já é possível conhecer seu temperamento e as suas afinidades
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

Para a adoção
 é necessário ser maior de 18 anos, apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de uma taxa pública de R$ 25,20 em dinheiro. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

Serviço: Adota SP
Data: 19 de junho de 2019 - sábado
Horário: 10h às 17h
Local: COSAP (em frente ao Centro Municipal de Adoção)