Notícias

Prefeitura é finalista em premiação de Melhores Práticas de Sustentabilidade

Projeto Varre Vila, da Autarquia da Prefeitura de São Paulo, ficou em terceiro lugar na categoria Destaque da Rede A3P

De Secretaria Especial de Comunicação

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) é finalista do 8° Prêmio de Melhores Práticas de Sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A autarquia da Prefeitura de São Paulo ficou em terceiro lugar na categoria "Destaque da Rede A3P" com o projeto Varre Vila, uma iniciativa inovadora que promove um conjunto de ações integradas visando à gestão adequada dos resíduos sólidos nos centros urbanos, a sustentabilidade local e desenvolvimento humano.

Desta forma, o projeto tem como base a participação comunitária e a cogestão, realizando a articulação entre os três setores da sociedade: poder público, empresa de limpeza, cooperativas, organizações não governamentais e a população. O Varre Vila, que já está há mais de oito anos em andamento, é coordenado pelo Ionilton Aragão – Educador Popular e idealizador do Projeto; e conta com a operação da AMLURB por meio da Corpus, consórcio de varrição da cidade de São Paulo.

Na prática, a participação comunitária acontece por meio de ações de articulação, mobilização e sensibilização que acontecem em reuniões, plenárias e mutirões junto à comunidade local. Entre as atividades promovidas pelo Varre Vila, está a adequação do processo de varrição local; a recuperação e revitalização dos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho; a sensibilização e educação ambiental comunitária; e a requalificação de espaços públicos.

Para isso, o projeto tem como base a educação ambiental e consumo sustentável, considerando os conceitos da saúde ambiental dos “5 R’s” - Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Sobre a A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Sobre a AMLURB

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Saúde Pós Covid-19

Ver agenda completa