Quinta-feira, 1 de Agosto de 2019 | Horário: 11:53

Ambiente: São Paulo apresenta Inventário sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa

Em meio aos esforços para enfrentar as mudanças climáticas e promover uma cidade mais sustentável, o Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia, órgão colegiado coordenado pela  Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), apresentou os primeiros resultados do Inventário sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de São Paulo de 2017. O trabalho foi exposto durante sua 73ª Reunião Plenária, realizada na última terça-feira (30).

A coordenadora de Pesquisa e Avaliação de Transporte do Metrô-SP, Emilia Mayumi Hiroi, iniciou as discussões do dia com a palestra Resultados da Pesquisa Origem – Destino (OD) 2017. Essa pesquisa tem por objetivo compreender para onde, por qual motivo e de que forma as pessoas estão se locomovendo, definindo assim seus trajetos.

Considerada a maior e mais completa pesquisa de mobilidade urbana do Brasil, a OD estuda todas as formas de deslocamentos motorizados (transporte coletivo e individual) e não-motorizados (viagens de bicicleta ou a pé). Segundo os dados de 2017 para a principal alternativa de transporte, 3,4 milhões utilizaram o metrô, contra 1,3 milhão dos que realizam seus percursos de trem.

Emilia explicou que, além dos dados de viagens, também foram apurados os dados socioeconômicos dos indivíduos e de suas famílias. O objetivo do estudo é intensificar as políticas públicas para a melhoria do planejamento e mobilidade urbana, além de implementar ações para reduzir as emissões de gases poluentes e a redução do consumo de combustíveis no sistema de transporte.

A partir desta discussão, a arquiteta Laura Ceneviva e o engenheiro agrônomo Fábio Pedó, ambos da SVMA, apresentaram o Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa de São Paulo de 2017. O inventário faz parte do compromisso assumido por São Paulo para com os esforços de combate aos eventos climáticos e de promover a transição de uma economia de baixo carbono. O próximo passo é elaborar um relatório técnico.

O trabalho foi iniciado em 2018 e realizado a partir da metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GPC), uma adaptação do método de cálculo criado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) desenvolvida pelas organizações local Governmentes for Sustainability (ICLEI), The World Resources Institute (WRI) e Cities Climate Leadership Group (C40).

Para adequar–se ao procedimento, os técnicos da SVMA participaram de um curso preparatório sobre a metodologia GPC – oferecido pelos membros do C40 em 2018. Na primeira versão, foi adotada a abordagem BASIC, na qual são consideradas as emissões dos GEE de fontes de Energia Estacionárias, Transportes e Resíduos.

Segundo os dados coletados, foi constatado que a maior parte das emissões de gases de efeito estufa são provenientes do setor de transporte, principalmente devido ao uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Em segundo lugar está o setor de Energia Estacionária e, em terceiro, o de Resíduos. As demais estimativas serão inclusas nas futuras edições.