Segunda-feira, 29 de Julho de 2019 | Horário: 13:57

Ambiente: internautas escolhem nome para filhote de onça-pintada

Após votação nas redes sociais da Prefeitura, filhote de onça-parda será chamada de Marsha. Nome foi escolhido por 45,8% dos internautas; foram 6.905 votos no Facebook, Twitter e Instagram.

Após uma votação acirrada nas redes sociais, o filhote de onça-parda já tem um nome: Marsha. O nome foi escolhido por 45,8% dos internautas, que tiveram quatro dias para votar nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A votação teve 6.905 votos. Deste total, 3.165 votos foram direcionados para Marsha (45,8%), 2.728 para Juma (39,6%) e 1.012 para Emilie (14,6%). Os nomes foram selecionados pelos cuidadores.

Reabilitação

Com um pouco mais de um mês de vida, o filhote de onça-parda (Puma concolor) foi encontrado em um canavial de Campinas (SP) e levado para o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) , pertencente à Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Os técnicos do CeMaCAS trabalham com a possibilidade de reabilitá-la para que ela possa ser reintegrada ao seu habitat.

A onça-parda está ameaçada de extinção: segundo a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), ameaçada em função do Tráfico Internacional (Apêndice II); Categoria “Vulnerável”, com alto risco de extinção em médio prazo (Portaria MMA nº 444/2014; e categoria “Vulnerável”, listada no Anexo I do Decreto Estadual nº 63.853/2018.