Sexta-feira, 3 de Abril de 2020 | Horário: 16:14

Alunos da rede municipal receberão reforço de conteúdo pedagógico

Iniciativa beneficia aproximadamente 1 milhão de estudantes com aprendizagem para os diversos níveis de ensino, com atividades específicas até para o Ensino Infantil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), disponibilizará aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, matriculados na Rede Municipal de Ensino, materiais e conteúdos pedagógicos para serem desenvolvidos após o fim do recesso escolar, previsto para ser encerrado no dia 09 de abril (antecipado devido à pandemia de covid-19, doença provocada pelo coronavírus).

"Esse material servirá para a retomada das aulas a partir do dia 13 (de abril), ainda dentro de casa. Por enquanto, a volta das escolas ainda não está programada. Mas o material destes cadernos servirá para dois meses, caso a decisão sobre o fechamento das escolas continue, ou mesmo para que depois o conteúdo seja trabalhado dentro das escolas", disse o prefeito Bruno Covas, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, junto com o  governador João Doria

A iniciativa irá promover o contato com o conhecimento para 1 milhão de crianças e jovens que frequentam a rede municipal de ensino. O conteúdo também ficará disponível on-line permitindo que outras redes pelo Brasil baixem o conteúdo e utilizem para o ensino em suas cidades.

Para os alunos que vivem na cidade de São Paulo, será realizada a entrega via correio, direto no endereço cadastrado e atualizado pelas famílias durante o período de matrícula. Os conteúdos foram pensados e discutidos por educadores que fazem parte da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Os materiais serão impressos e trarão atividades que os estudantes conseguem fazer de forma autônoma. Os cadernos deverão ser entregues aos professores na volta às aulas. Todos os conteúdos respeitam o que já está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

“O momento exigiu um trabalho grande das equipes da Secretaria Municipal de Educação que atuaram para montar esse material que auxiliará as famílias e nossos estudantes a passar por esse período afastados das escolas, mas não afastados do conhecimento”, afirma o secretário municipal de educação Bruno Caetano.

Material
Para os alunos com idade inferior a 6 anos, o material apresenta possibilidades de interação e brincadeiras que complementam e auxiliam nos processos de aprendizagem dos bebês e das crianças pequenas, além de indicações de leitura, montagem de brinquedos e jogos.

Para os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental, os materiais foram divididos nos eixos Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais. Todo o conteúdo foi distribuído em 120 páginas ilustradas, além dos conteúdos também há exercícios relativos a cada disciplina.

O material para os alunos do Ensino Médio segue as diretrizes do Enem, e está voltado às atualidades. O conteúdo é dividido em 63 páginas com atividades que contemplam as quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Por meio de carta, construída em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEE) de São Paulo, os pais e responsáveis também terão dicas de como organizar uma rotina de estudos, que inclui as atividades, brincadeiras e jogos para que os estudantes se mantenham motivados a estudar e sigam aprendendo, durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 (Coronavírus). O material também traz dicas às famílias de alunos com deficiência, para orientarem e integrarem os estudantes à rotina de conhecimento em casa.

Conteúdo Digital
A SME também está desenvolvendo uma plataforma digital para que professores e estudantes fiquem em contato e não se distanciem dos estudos. Nela, os professores poderão disponibilizar conteúdos e atividades, vídeos e outros recursos para aprofundamento dos conteúdos já estudados e, também, falar sobre as dúvidas dos estudantes.

A Rede Municipal já conta com Unidades Educacionais que possuem materiais e há professores que organizam vídeoaulas para ampliar os conhecimentos dos estudantes e estes materiais serão incluídos na plataforma.

Professores e gestores receberão orientação sobre os procedimentos de uso da plataforma digital e organização da rotina de estudos com os estudantes. Toda a instrução será por escrito, além de vídeos explicativos que serão disponibilizados.