Terça-feira, 23 de Junho de 2020 | Horário: 14:43

Alistamento militar é prorrogado para 30 de setembro

Prazo foi ampliado devido à pandemia de covid-19.Candidatos devem fazer seu cadastramento on-line nas Juntas do Serviço Militar, que está integrada ao Descomplica SP da Prefeitura

A Coordenação das Juntas do Serviço Militar agora está integrada ao Descomplica SP da Prefeitura, que oferece mais de 350 serviços municipais, inclusive os serviços das Juntas do Serviço Militar. Eles estão sendo prestados por telefone nas subprefeituras Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, São Mateus e São Miguel Paulista. Em breve será inaugurada outra unidade, na Subprefeitura de Capela do Socorro. Clique aqui para ter acesso aos números.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, o alistamento militar unificado para as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos, independetemente da data, será prorrogado até 30 de setembro, conforme Decreto Nº 10.384. Normalmente, esse prazo tem início em 1º de janeiro e encerra em 30 de junho.

O alistamento é gratuito e deve ser feito on-line no endereço www.alistamento.eb.mil.br, para o qual é necessário CPF, e-mail e número de telefone celular. Caso o jovem seja considerado apto na seleção, é convocado para tomar conhecimento da organização militar para a qual foi designado, ou de sua inclusão no excesso de contingente.

Os aptos a prestar o serviço militar devem apresentar-se na data e local indicados no verso do Certificado de Alistamento Militar, a fim de participarem da seleção complementar para incorporação. Os incluídos no excesso de contingente são dispensados e convocados para o juramento à bandeira e a retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI, na Junta de Serviço Militar onde alistaram-se.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está suspenso porém, para casos específicos e de urgência, o cidadão poderá acessar o Portal SP156 e, caso não seja possível o acesso ou o serviço não possa ser atendido pelo 156, todas as Juntas de Serviço Militar da cidade poderão ser contatadas por telefone ou via e-mail e, se necessário, o atendimento será presencial, adotando-se todas as medidas de proteção, a fim de evitar-se o risco de contágio e propagação do coronavírus.