Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | Horário: 10:56

Alguém em casa está com covid-19? Saiba o que é importante no isolamento domiciliar

Situação exige cuidado redobrado em ambientes compartilhados, uso obrigatório de máscaras e com a limpeza

Uma pessoa com sintomas respiratórios ou diagnóstico positivo para covid-19 que divide a casa com outros moradores deve fazer o isolamento domiciliar. A recomendação oficial está na Portaria nº 454 de 20 de março de 2020 divulgada pelo Ministério da Saúde.

Isso significa que o paciente deve permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, contados a partir da data de início dos sintomas. Se possível, ficar em um quarto individual e com boa ventilação, não receber visitas nem ter contato com os outros moradores.

Quando precisar circular pelos ambientes da casa, o uso da máscara da forma correta – cobrindo nariz e boca e bem ajustada ao rosto - é obrigatório. Em casas pequenas, onde é impossível haver o isolamento da pessoa contaminada, a máscara deve ser usada de forma contínua. E a higiene das mãos com água e sabão ou álcool 70% deve ser praticada por todos do domicílio.

Ao lavar as mãos com água e sabão, utilize, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar. Caso as toalhas de papel descartáveis não estejam disponíveis, use as de pano e troque sempre que ficarem molhadas.

O período de isolamento domiciliar exige ainda outros cuidados. Roupas e toalhas de mão usadas pela pessoa com sintomas respiratórios devem ser trocadas diariamente. Roupas de cama e toalhas de banho devem ser trocadas frequentemente e lavadas separadamente. Evite sacudir a roupa usada e use água e sabão comum na lavagem.

A limpeza das superfícies frequentemente tocadas pela pessoa com sintomas respiratórios ou resultado positivo para a covid-19, como mesas e cabeceiras de cama, deve ser feita com desinfetante doméstico comum. Já o banheiro, o ideal é que seja limpo e desinfetado pelo menos uma vez ao dia. Se não houver banheiro para uso individual é necessário realizar a limpeza a cada uso do paciente (vaso sanitário, pia, torneira e maçanetas) também com desinfetante.

Veja a seguir outras orientações para o isolamento domiciliar:

> A etiqueta respiratória deve ser praticada por todos da casa: cubra a boca e o nariz durante a tosse e espirros usando papel higiênico, lenços de papel ou o cotovelo flexionado. Descarte os materiais imediatamente após o uso e faça a higiene das mãos com água e sabão ou álcool 70%;

> Se houver um cuidador no domicílio, deve usar máscara comum bem ajustada ao rosto quando estiver no mesmo ambiente e durante a manipulação da pessoa doente;

> Todos os resíduos (máscaras, lenços de papel, papel higiênico, entre outros) produzidos pela pessoa com sintomas respiratórios devem ser separados e colocados em saco de lixo resistente. O saco bem fechado deve ser descartado dentro do saco com o lixo doméstico. Após retirar o lixo, lembre-se de higienizar as mãos imediatamente;

> Não compartilhe escovas de dente, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Separe um item de cada e outros objetos apenas para uso individual;

> Talheres e demais utensílios de cozinha usados no domicílio devem ser lavados com água e sabão ou detergente comum e poderão ser reutilizados.

Fique atento aos sintomas:

> Febre;

> Sintomas respiratórios: dificuldade para respirar e outros sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal;

> Dores no corpo, cansaço, coriza e eventualmente diarreia;

> Na evolução para formas mais graves pode ocorrer maior dificuldade para respirar, cansaço, lábios ou dedos arroxeados;

> Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde (consulte o Busca Saúde).

Orientações gerais:

> Ao sair de casa, use máscara. Pode ser de pano feita em casa;

> Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;

> Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar;

> Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

> Evite aglomerações ou locais pouco arejados;

> Evite tocar olhos, nariz e boca;

> Não compartilhe objetos de uso pessoal.