Notícia na íntegra

Quarta-feira, 22 de Julho de 2020

Adoção de animais: você pode mudar a história de cães e gatos

Horário: 00:00
Bichinhos esperam por famílias no Centro Municipal de Adoção. Veja como Silvia e Thomas mudaram a história de Pudim

O cão Pudim foi resgatado pela Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (Cosap), recebeu todos os cuidados e foi ressocializado para que pudesse ser adotado. 

"Ele chegou aqui porque estava muito machucado nas ruas. Foi atropelado e passou bastante tempo com a patinha machucada. Tanto é que, quando ele chegou aqui, tivemos que amputar a patinha dele. Depois de tanto sofrer, é óbvio que ele era receoso. Então, trouxemos ele para perto, ele trabalhava do nosso ladinho, até que conseguimos começar a fazer carinho na cabeça dele", disse a veterinária da Cosap, Nathália Frias.

Aos poucos, Pudim (que era conhecido como Xila), foi aprendendo a confiar novamente nas pessoas. Até que em abril deste ano, o casal Silvia e Thomas o conheceram e foi amor a primeira vista. Foi assim que Pudim teve uma história diferente de a maioria dos cães abrigados no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, ganhando um novo lar cheio de amor.

"Vimos que o isolamento social é a oportunidade de termos tempo ao processo de adaptação que exige uma adoção. O Pudim nos trouxe muita alegria e diversão", disse o tutor Thomas. 

 

A Juju ainda não teve esta sorte, mas ainda não perdeu a esperança. Ela chegou ao Centro Municipal de Adoção com aproximadamente quatro anos, em 2013 (é uma das mais antigas do equipamento) e desde então espera por uma família. Hoje se tornou uma senhorinha de porte grande, tranquila, calma e boazinha.

Você pode ajudar a mudar a história da Juju, da Leka, do Apolo, do Dududos outros 200 bichinhos que aguardam por um lar na Cosap. Apesar de a maioria das famílias que procuram o Centro Municipal de Adoção terem preferência pelos filhotes, a coordenadora Analy Xavier afirma que são muitas as vantagens de adotar um animal adulto.

“A gente já sabe o tamanho que ele vai ficar. É diferente de se adotar um bebezinho fofo, pela empolgação, e ele cresce muito. Não tem como controlar isso. Além disso, você já conhece o temperamento, sabe exatamente como ele é. Isso para a adoção é muito importante, para que seja compatível o perfil do adotante com o perfil do animal”, explica Analy.

Além disso, os animais adultos fazem menos bagunça, destroem menos objetos, e são mais resistentes às doenças. “Fora a vantagem de você dar uma nova oportunidade para um animal que é negado e rejeitado, por já ser adulto. A forma como eles nos dá amor é tão gratificante, que eu diria que os adultos, e especialmente os mais velhos, são mais resilientes. É perceptível a retribuição e a gratidão que eles demonstram quando têm uma oportunidade com uma nova família”, disse Analy.

 

Vantagens de adotar um animal adulto:

  • Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

 

"São animais extremamente carinhosos, gratos e sensíveis. Adote você também", disse a tutora do Pudim, Silvia.

Guarda Responsável
Quando uma pessoa opta pela adoção de um cão ou gato, consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, promovendo a guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho.

 

Como iniciar o processo de adoção:
O processo para adoção de animais continua na cidade. Por causa da Pandemia por covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foi suspensa. No entanto, a COSAP se adaptou para o período de isolamento social.

Mais de 200 animais (entre cães, gatos, cavalos e porcos) ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de dez anos. O processo de adoção é simples:

O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3676).

Ali mesmo você encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações de alguns animais disponíveis para adoção:

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da COSAP irá avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor conheça o seu novo amigo.

No dia agendado para interação e possível conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado.

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado à rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2, no bairro de Santana, mas voltamos a dizer, enquanto a pandemia durar, o local receberá apenas essas visitas agendadas.

 


Adoção:

A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia. Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura
Dudu espera por uma família no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
Apolo espera por uma família no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
Mais de 300 animais silvestres recebem tratamento em São Paulo
Adoção de cães e gatos em São Paulo é tema de SPlica
Leka espera por uma família no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
Atividades interativas ensinam crianças sobre cuidados com animais
Novo processo de adoção muda a história de 52 animais


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn