Notícia na íntegra

Quinta-feira, 16 de Abril de 2020 | Horário: 16:06

Ações sociais são direcionadas à população em situação de rua durante pandemia

Prefeitura amplia vagas nos Centros de Acolhimento e cria espaços específicos para ações de prevenção e combate ao covid-19

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), criou sete novos equipamentos emergenciais, com funcionamento 24h, abrindo 594 novas vagas para pessoas em situação de rua. Um dos equipamentos foi implantado na Vila Clementino, como Centro de Acolhida Especial para moradores em situação de rua com diagnóstico de covid-19. O local disponibiliza 38 vagas. Outro centro emergencial, na Lapa, Zona Oeste, recebe conviventes com suspeita de infecção pelo coronavírus. O local tem capacidade para 106 vagas.

Outros cinco equipamentos foram montados em Centros Esportivos nas regiões da Sé, Santo Amaro, Luz, Santana e Mooca, atendendo 24h para receber moradores em situação de rua. O equipamento da região da Luz é específico para idosos e portadores de deficiências que foram transferidos dos Centros de Atendimento convencionais, quando foi necessário fazer remanejamento das camas para aumentar o espaço entre os conviventes, como medida preventiva de contaminação.

Na região da Cracolândia, na Luz, foi instalado um Núcleo de Convivência de caráter emergencial, para servir refeições à população local. Desde 26/03, estão sendo servidas 200 refeições por dia (almoço e café da tarde).

Dia 03/04, outro núcleo começou a funcionar, na região do Cambuci, com capacidade de oferecer café da manhã, almoço e café da tarde para 200 pessoas.

A rede municipal conta com 10 Núcleos de Convivência, com 3.172 vagas. Além das refeições, os usuários têm acesso a banheiros e kits de higiene, onde podem tomar banho e receber as orientações. Para os Núcleos de Convivência da Sé, Chá dos Padres, Prates e Porto Seguro, foram aditados, em caráter emergencial, mais 1.260 vagas.

A necessidade de ampliação dos espaços de atendimento social ocorreu devido ao aumento da demanda por alimentação e higienização para as pessoas em situação de rua, por conta do estado de quarentena.

Na região central da cidade, a Secretaria Municipal das Subprefeituras instalou 11 pias com água potável fornecida pela Sabesp para auxiliar as pessoas em situação de rua a efetuarem a higienização das mãos, nesse período de pandemia da covid-19. As pias estão nos seguintes locais: Praça da Sé, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Largo São Francisco, Largo Paissandu, Pateo do Collegio, Praça da República, Largo do Arouche, Parque Dom Pedro, Largo General Osório e Praça da Liberdade e Praça Princesa Isabel.

A SMADS, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), começou a disponibilizar funcionários para fornecer orientações sobre a higienização das mãos e distribuir sabonetes nos pontos das pias comunitárias instaladas na cidade. Foram distribuídos 3,6 mil kits de higiene por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania junto à empresa Colgate, por meio da Cruz Vermelha.

Leia também:

Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn