Notícia na íntegra

Quinta-feira, 2 de Dezembro de 2021 | Horário: 11:50

Ações educativas da Cosap incentivam crianças protegerem e respeitarem os animais

Uma das novidades é que agora as crianças participantes recebem o Cartão do Superguardião

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma amanhã (3) as atividades educativas presenciais para o público infantil. Uma das novidades é que os participantes das ações relacionadas ao tema “guarda responsável” receberão o Cartão do Superguardião, uma espécie de credencial para os novos “especialistas” no assunto. O objetivo é estimular a criança a dar continuidade ao conteúdo aprendido.

“Não tem como pensar na redução do abandono de animais, da reprodução descontrolada e da falta de cuidados básicos, como vacinação e atendimento veterinário, sem o investimento em educação. A compreensão sobre as premissas da guarda responsável é prerrogativa para a formação de tutores conscientes”, pontua Analy Xavier, coordenadora da Cosap. “A criançada termina a visita engajada na construção de uma sociedade mais justa, onde haja empatia e compaixão também pelos animais”, acrescenta. 

A retomada também é marcada pela abertura da “Casa dos Bichos”. Trata-se de uma casinha em frente ao jardim do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos concebida para oferecer às crianças momentos recreativos e lúdicos, como brincadeiras e piquenique.

Inicialmente as ações serão realizadas com um número reduzido de alunos, no máximo 20 por período, e medidas de distanciamento e prevenção à transmissão do novo coronavírus, como uso de máscara e higienização frequente das mãos. Na visita desta sexta-feira (3), que ocorre a partir das 10h, participam 15 alunos do 8º ano do ensino fundamental 2 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª. Áurea Ribeiro Xavier Lopes.


Participação
Podem participar alunos com idades de 6 a 12 anos de escolas municipais, estaduais e particulares. Associações comunitárias, como de pais e de bairro, também podem solicitar visitas em grupo. Para agendar, basta que a instituição interessada entre em contato pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone do setor de educação (11) 2974-7914. Já estão abertas as inscrições para 2022. 

 As ações presenciais estavam suspensas desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Neste período, a Cosap se adaptou para seguir com as práticas educativas. Diversas atividades interativas foram disponibilizadas na página da coordenadoria do site da Secretaria, com o objetivo de promover o conceito da guarda responsável e incentivar as crianças a cuidar dos animais.

"Em tempos difíceis de distanciamento social, estimulamos os pais a aproveitarem o tempo com as crianças para incentivá-las a proteger e respeitar os animais. No site há diversos jogos virtuais que ensinam e divertem, como o Pac-pet, por exemplo, uma versão do queridíssimo Pac-Man", conta Analy.


Processo de adoção
Desde o início da pandemia, seguindo as medidas sanitárias para evitar aglomerações, as visitas ao Centro Municipal de Adoção foram suspensas. Para continuar incentivando a adoção, foi implantado um sistema virtual que permite ao cidadão ver fotos e conhecer um pouco mais sobre os animais que estão esperando por um lar. Se houver interesse, a pessoa pode preencher um formulário com as suas informações e, após essa triagem, agendar uma visita. Atualmente, cerca de 90% das pessoas que agendam visitas ao centro, adotam um animal. 

Todo o processo de solicitação para adoção pode ser realizado por meio do Portal SP156

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn