Domingo, 18 de Novembro de 2018 | Horário: 13:37

Acesso do Viaduto República da Armênia à pista expressa da Marginal Pinheiros é liberado

Motoristas podem acessar a pista local através da transposição existente na altura da Ponte Cidade Jardim

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), liberou na tarde deste sábado (17) o acesso do Viaduto República da Armênia a um trecho de aproximadamente 400 metros da pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco. Com isso, os motoristas podem acessar a pista local através da transposição existente na altura da Ponte Cidade Jardim.

Esse movimento ao tráfego proveniente da Av. dos Bandeirantes (Imigrantes/Marginal) havia sido impedido na manhã do feriado de 15 de novembro, devido ao incidente registrado no viaduto localizado na altura do Parque Vila Lobos.

Acesso da Av. Jornalista Roberto Marinho
Ainda no sábado (17), às 9h45, a CET decidiu fechar o acesso da Av. Jornalista Roberto Marinho, na altura da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, a outro trecho de pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Castelo Branco para propiciar melhores condições de segurança viária – a manutenção aberta, embora favorecesse o fluxo da Roberto Marinho, estava provocando conflito com outros usuários, elevando o risco de acidentes.

Transposições
A Engenharia de Campo da CET vem operacionalizando a transposição próxima ao Cadeião de Pinheiros bem como da alça de acesso da Marginal Tietê (pista local) para a Ponte dos Remédios. Esses acessos ora são abertos ora são fechados momentaneamente em função das condições de trânsito de momento, para melhor fluidez.

Rodízio
A partir de quarta-feira (21), está liberado o rodízio municipal de veículos (Operação Horário de Pico) na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios.

A decisão foi tomada após análise de técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pedido do prefeito Bruno Covas, e - assim como as últimas medidas divulgadas - visa minimizar os transtornos provocados pela interdição total da pista expressa para obras de recuperação do viaduto, na altura do Parque Vila Lobos. A suspensão do rodízio será adotada até a liberação total da pista.

A CET ressalta que o rodízio municipal de veículos segue suspenso, até terça-feira (20), em toda a Capital em razão dos feriados da Proclamação da República e Dia da Consciência Negra.

Interdição
A CET interditou nesta quinta-feira (15) a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, desde a Ponte Transamérica até a Ponte do Jaguaré, por tempo indeterminado, devido ao desnível registrado em parte do viaduto. As obras estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (SIURB).

O ‪viaduto tem 530 metros de extensão e passa sobre a linha férrea da CPTM (Linha 9 – Esmeralda). Agentes da CET monitoram o trânsito na região para garantir condições de circulação com segurança aos usuários do sistema viário local.

Caminhos alternativos
Desvio micro: pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco.

Desvio médio: Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Pedroso de Morais, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Av. Dr. Gastão Vidigal onde o motorista pode optar por seguir em frente para a Marginal Tietê sentido Rodovia Ayrton Senna ou acessar em direção à Ponte dos Remédios.

Desvio macro: Aos motoristas que estão chegando à cidade de São Paulo pelas rodovias Anchieta, dos Imigrantes, Regis Bittencourt e Raposo Tavares com a intenção de acessar a Marginal Tietê, a CET orienta a utilização do Rodoanel Gov. Mário Covas e Rodovia Pres. Castelo Branco.

CHEGADA DO LITORAL A SÃO PAULO:
Motoristas provenientes da Rodovia dos Imigrantes (Santos/São Paulo) podem seguir pela Av. Prof. Abraão de Morais, à direita na Rua Pedroso Lousano (sob Vd. Aliomar Baleeiro) sentido Complexo Viário Maria Maluf, Av. Pres. Tancredo Neves e Av. das Juntas Provisórias onde o motorista pode optar por acessar a Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Av. Salim Farah Maluf chegando à Marginal Tietê e rodovias. Ou outra opção é seguir pela Av. do Estado até a Marginal Tietê junto à Ponte das Bandeiras em direção à Rodovia Castelo Branco.

Quanto aos motoristas provenientes da Rodovia Anchieta (Santos/São Paulo) com direção à Rodovia Castelo Branco, é possível acessar à direita na Av. das Juntas Provisórias e seguir tanto pela Av. do Estado quanto pela Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, conforme desvio acima.

VEÍCULOS ORIUNDOS DO EXTREMO SUL DA CIDADE:
Sentido Centro: Motoristas provenientes de bairros localizados no extremo sul da capital paulista com desejo de acessar a região central podem seguir pela Av. Interlagos, Av. Washington Luís, Av. Moreira Guimarães, Av. Rubem Berta, Av. ‪23 de Maio, Túnel Anhangabaú e Av. Prestes Maia.

Sentido Santo Amaro: Av. Senador Teotônio Vilela, Av. Atlântica, Largo do Socorro e Av. Washington Luís em direção a Santo Amaro.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações e sugestões.

• Respeite a sinalização;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
• Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade veicular para maior segurança;
• Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do bloqueio.

Leia também:
Após testes na estrutura da viaduto, linha 9 Esmeralda é liberada
Rodízio Municipal de veículos será suspenso na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, até a liberação total da via
CET interdita pista expressa da Marginal Pinheiros para manutenção de viaduto
Nota à imprensa: esclarecimentos sobre o viaduto na Marginal Pinheiros