Sexta-feira, 17 de Março de 2017

Ação surpresa de fiscalização tributária é realizada em academias de grande porte

Dez estabelecimentos receberam a visita dos auditores fiscais da Prefeitura, que encontraram indícios de irregularidades

Dez academias de grande porte foram fiscalizadas nesta quinta-feira (16) pelos auditores da Secretaria Municipal da Fazenda, durante a segunda operação surpresa para combater fraudes e sonegações de impostos.

A ação, que será realizada semanalmente, teve ínício na semana passada quando 15 serviços de valets da Vila Madalena passaram por uma blitz fiscal, para que fosse identificado se os estabelecimentos possuíam e emitiam os cupons de valets aos clientes. Todos estavam irregulares.

Na segunda operação, os auditores fiscais se dividiram por vários bairros da capital paulista, como Vila Olímpia, Bela Vista, Pinheiros e Higienópolis, por exemplo. Dessa vez, foram encontrados indícios de irregularidades em algumas das academias fiscalizadas, como explica o subsecretário da Receita Municipal, Pedro Ivo Gândra.

“Na ação de ontem, fiscalizamos os estabelecimentos e pedimos que nos entregassem todos os documentos fiscais pertinentes. Agora, a segunda etapa será realizada internamente por auditores fiscais da Secretaria da Fazenda, que irão auditar e avaliar se realmente serão provados os indícios de irregularidades que encontramos referente ao pagamento do ISS”, explica o subsecretário.

Todos os prestadores de serviços, ao emitirem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), pagam uma porcentagem do valor totalem Imposto Sobre Serviçode Qualquer Natureza – ISS. Por sua vez, o tomador de serviço que exige a nota fiscal e informa seu CPF, pode a concorrer ao prêmio milionário do Programa “Sua Nota Vale 1 Milhão”.

“Queremos combater a sonegação e garantir que todos possam participar do novo programa da Prefeitura, afinal, quando há irregularidades na emissão da nota, o município perde com a sonegação de impostos, mas o cidadão também sai perdendo. Por isso, essas ações serão realizadas cada vez com mais frequência para que os prestadores de serviços, que estão irregulares, saibam que iremos chegar até eles”, afirma o secretário da Fazenda, Caio Megale.

Além das ações presenciais realizadas, a Secretaria Municipal da Fazenda intensificou as malhas fiscais para que, assim, também seja possível identificar os indícios de irregularidades por meio dos sistemas da pasta. “Agora é a hora de se regularizar com a Prefeitura. Caso contrário, o prejuízo será grande”, conclui o secretário.

Sua Nota Vale 1 Milhão

O programa foi lançado pelo prefeito João Doria e pelo secretário da Fazenda, Caio Megale, no início do mês de março. O primeiro sorteio do milhão será realizado no dia 5 de abril. Para mais informações, acesse: notadomilhao.prefeitura.sp.gov.br.