Quarta-feira, 14 de Junho de 2017 | Horário: 16:23

Abordagens a usuários quintuplicam nesta semana na região da Luz

Equipes da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atuam na região para convencer dependentes químicos a se dirigirem aos equipamentos do município

O número de abordagens feitas pelas equipes da Prefeitura na região da Luz, no Centro da cidade, quintuplicou nesta semana.  No dia 21 maio, quando as ações iniciaram, as equipes de assistência social do município fizeram 280 abordagens. No último domingo (11), quando houve uma ação para a retirada das tendas na Praça Princesa Isabel, foram feitas 1.589, seguidas por 1.075 na segunda-feira e mais 1.608 nesta terça-feira – uma média de 1.424 nos três dias.

Desde o dia 21 de maio, foram feitas 18.657 abordagens na região da Luz – média de 775 abordagens até esta terça-feira (13). Deste total, houve 8.499 encaminhamentos para acolhimento nos equipamentos da rede assistencial, 3.859 atendimentos na Unidade Emergencial de Atendimento, e 6.299 recusas de atendimento. Apenas na última terça-feira (13) foram feitas 1.608 abordagens na Luz, com 420 acolhimentos e 165 recusas. Em 25 de maio, quando o número de recusas passou a ser registrado, eram 480.

A Unidade Emergencial de Atendimento passou a operar na última quinta-feira (8) na Rua General Couto de Magalhães, região central. A estrutura oferece espaços de descanso, banheiros e refeitório. Nesta terça-feira (13), 100 pessoas pernoitaram no equipamento, atingindo a sua capacidade máxima. Também foram servidos 200 cafés da manhã, 400 almoços e 200 jantares. Cerca de 123 pessoas utilizaram os chuveiros disponíveis no local.

Serão criadas mais 280 novas vagas emergenciais para atender a demanda na região da Luz. Além disso, na Praça Princesa Isabel, passou a funcionar uma unidade de acolhimento de saúde, onde já opera um ambulatório médico e haverá cerca de 60 leitos de pré-internação.

As equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, desde o início da ação, 3.736 atendimentos. Até a última segunda-feira (12), foram registradas 259 internações voluntárias. Dentro do CAPS Redenção, unidade que começou a funcionar em 26 de maio, 342 atendimentos foram feitos pelos dois psiquiatras que fazem plantão 24 horas no local. O Samu criou um esquema de atendimento prioritário para a região da Luz.

Segurança
Para aumentar a segurança na área, cinco câmeras foram instaladas e há quatro ônibus de vigilância. As ações continuam com a presença da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana no local para impedir o tráfico de drogas.

Zeladoria
Diariamente, as equipes de zeladoria da Prefeitura Regional da Sé fazem os trabalhos de limpeza duas vezes por dia na região da Praça Princesa Isabel. A ação realizada na última terça-feira (13) contou com um efetivo de 21 agentes e o auxílio de 4 veículos da Prefeitura Regional da Sé. Nas ações foram retirados da praça 1.650 kg de resíduos.