Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018

850 mil pessoas participam da folia em São Paulo na terça-feira de carnaval

Festa contou com atrações em diversas regiões da cidade
754363-

Cerca de 850 mil foliões participaram dos desfiles dos blocos que passaram por diversas regiões da cidade na terça-feira (13) de Carnaval. Desse total, 700 mil pessoas participaram da festa na Avenida 23 de Maio. A estimativa é baseada nos números fornecidos pelos blocos e pelo monitoramento realizado pela Secretaria de Prefeituras Regionais, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Blocos como o Itaquerendo Folia, Akió, Babalotim, Vaim Quem Qué, Folia no Glicério, SP Beats, entre outros, arrastaram um mutidão de pessoas para às ruas da capital paulista. A festa na Avenida 23 de maio, entre os viadutos Santa Generosa e Pedroso, ficou por conta dos blocos Agrada Gregos, Que Casar Que Nada e Invertidos.

Na terça-feira (13), as equipes de saúde contratadas realizaram 294 atendimentos durante o Carnaval de Rua, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), três. As equipes também realizaram um atendimento no sambódromo.

Durante e após os desfiles dos blocos pela cidade, as equipes de limpeza urbana recolheram 173,14 toneladas de lixo. Desse total, 1,69 tonelada de recicláveis dos Pontos de Entrega Voluntária.

A festa também contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O efetivo empregado para atender as demandas foi de 466 GCMs, sendo sendo 184 agentes na 23 de Maio, 11 agentes na Vila Mariana, 9 no Anhangabaú, 74 no Largo da Batata, Faria Lima e Vila Madalena, 82 na cobertura dos bloquinhos espalhados pela cidade e 106 no Anhembi. Na noite de terça-feira (13), a Guarda Civil Metropolitana conduziu duas pessoas ao 14º DP por furto na região da Faria Lima.

Na terça-feira, os agentes das Prefeituras Regionais também efetuaram 783 lacres e apreenderam 15 carrinhos.

Somente nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde os maiores desfiles se concentraram, fiscais emitiram cerca de 92 notificações de multa com base no Decreto 57.983, que visa conscientizar a população a não urinar nas ruas e vias da capital.

Trabalho Infantil

As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) identificaram 49 situações de trabalho infantil na terça-feira (13), e recebeu uma denúncia.

São 36 equipes atuando diariamente com cerca de 700 orientadores socioeducativos na campanha “Não deixe o Trabalho Infantil embarcar nesse trio”. A Prefeitura disponibiliza a Central 156 para denúncias dos munícipes em relação ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual.

Consolidado do Carnaval

Com 387 desfiles desde o pré-Carnaval, a festa reuniu 9 milhões de pessoas em São Paulo, sendo 5,1 milhões de pessoas entre sábado (10) e terça-feira (13).

Entre domingo e terça-feira, a Avenida 23 de maio recebeu 2,6 milhões de pessoas e, para o próximo fim de semana a via segue na programação do carnaval com atrações como Bayana System, Sebah Vieira e Claudia Leitte.

A programação completa pode ser acessada aqui.