Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

4ª edição do ContrataSP - Pessoas com Deficiência terá 1.500 vagas

Evento, gratuito, é voltado para a empregabilidade de profissionais e estudantes com deficiência, além de reabilitados do INSS

A 4ª edição do “ContrataSP - Pessoa com Deficiência” será realizada no dia 21, na Expo Barra Funda, na Zona Oeste da capital. O evento, gratuito, é voltado para a empregabilidade de profissionais e estudantes com deficiência, além de reabilitados do INSS. Até o momento, cerca de 80 empresas confirmaram participação.

O ContrataSP é organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). A ação integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), iniciativa da Prefeitura de São Paulo para inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo na região onde moram.

Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, o ContrataSP é uma importante ação para promover a igualdade de condições no mercado de trabalho. “Trata-se de uma política pública que aproxima as pessoas com deficiência das vagas nas empresas, facilitando a colocação e a recolocação profissional. Ao fazer a intermediação da mão de obra, a iniciativa gera emprego, renda e valoriza o cidadão", afirma Aline Cardoso.

“Mais do que independência financeira e autonomia, o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência, pois a partir da inserção no mercado de trabalho elas enxergam que são cidadãos plenamente capazes de exercer uma função no ambiente corporativo e na sociedade. Por isso, o respeito à lei de cotas, impulsionado a partir dessa iniciativa, precisa ser praxe em todas as empresas, públicas ou privadas”, defende o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

No evento, os participantes poderão se candidatar a vagas de emprego oferecidas e aproveitar outros serviços.

Faça a sua inscrição:
Para facilitar o cadastro, a inscrição prévia pode ser feita por formulário online: bit.ly/ContrataSP.

Assim como na edição passada, estudantes com deficiência que queiram estagiar na Prefeitura de São Paulo poderão cadastrar seus currículos mediante apresentação de documentos pessoais e cópia do laudo.

Serviços
O ContrataSP também contará com os serviços oferecidos pelo CATe, como emissão de carteira de trabalho, oficina para elaboração de currículos e orientações sobre benefícios previdenciários. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso deseje tirar a carteira de trabalho, é preciso levar uma foto 3x4 recente. Já para quem ainda não tem o PIS, o documento será emitido na hora do atendimento mediante a apresentação dos outros documentos.

Lei de cotas
Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

4ª Edição do ContrataSP - Pessoa com Deficiência

Data: 21 de junho
Local: Expo Barra Funda
Endereço: Rua Tagipuru, 1001 - Barra Funda/SP (próximo ao metrô Barra Funda)