Notícia na íntegra

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017 | Horário: 09:49

3ª Vai Tec premia empreendedorismo tecnológico na periferia de São Paulo

Programa de valorização de Iniciativas Tecnológicas conta com etapas de capacitação para jovens

As atividades práticas da 3ª Edição do Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) começam nesta terça-feira (12). A iniciativa tem como principal objetivo apoiar empreendedores jovens de baixa renda das regiões periféricas da cidade, estimulando a transformação de ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis.

O programa é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). Com foco em capacitação, o Vai Tec foi reformulado e agora conta com quatro etapas. Ao fim do processo, oferece apoio financeiro de 32 mil reais para 24 projetos empreendedores ligados à tecnologia.

“É nosso papel inspirar estes jovens, ajudá-los a ter ideias e mostrar possíveis caminhos para transformar as experiências em negócios”, avalia a secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso. “Vamos oferecer dinâmicas que possibilitem aos participantes a criação de redes de contatos dentro das suas comunidades, para que formem times que viabilizem seus empreendimentos”, afirma a secretária.

Nesta terceira edição, serão apresentadas diversas novidades em relação às edições anteriores. “O Programa terá um processo de seleção mais aberto e inclusivo, ao invés de selecionarmos os melhores projetos e apoiarmos somente estes empreendedores, vamos permitir que mais jovens participem de mentorias e capacitações, ao longo do processo seletivo”, explica Thaís Piffer, diretora da Adesampa.

A primeira etapa acontece na periferia das regiões norte, sul e leste da cidade. Serão feitos encontros para despertar a atitude empreendedora nos jovens e orientá-los a se inscrever no Programa. Os empreendedores locais apresentarão suas histórias de sucesso.

As atividades têm início na ETEC de Itaquera, em parceria com a Emperifa, a partir das 18h30, da terça-feira, para mobilizar os jovens da zona leste. Na quinta-feira (14), às 18h30, o encontro será na zona sul, em parceria com o Projeto Arrastão. Os eventos são abertos e gratuitos. Nas próximas semanas, o evento será realizado também na zona sul.

Nas próximas fases, o Vai Tec contará com diversas atividades. Na segunda etapa, chamada de “Ideação”, haverá oficinas para fomentar o desenvolvimento das ideias, a colaboração entre os empreendedores e a formação de equipes. Na terceira etapa, chamada de “Validação”, serão feitas capacitações e disponibilizadas ferramentas para tirar as ideias do papel. Por fim, a quarta etapa, chamada de “Pré-aceleração”, terá duração de seis meses. Nessa fase, terá será o acompanhamento dos projetos, que terão mentoria com especialistas, aulas para gestão do negócio, estímulo ao networking e apoio financeiro de 32 mil reais por projeto. Podem participar jovens a partir de 18 anos.

Para mais informações e inscrições para os encontros, acesse www.vaitec.com.br.

Serviço
Programa Vai Tec (Etapa 1)
Encontro de Inspiração - Região Leste
Dia: 12/12/2017
Hora: 18h30
Local: ETEC Itaquera II (Av. Miguel Inácio Curi, s/n, Vila Carmosina)

Encontro de Inspiração - Região Sul
Dia: 14/12/2017
Hora: 18h30
Local: Projeto Arrastão (Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, Campo Limpo)

Sobre a Adesampa
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Tem como objetivo principal promover a implantação de políticas de desenvolvimento que contribuam para o crescimento econômico, por meio de ações de estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, de maneira a reduzir desigualdades regionais, aumentar a competitividade econômica e apoiar a geração de empregos e de renda na cidade de São Paulo. Opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SMTE).

Sobre o Vai Tec
O Vai Tec é um programa municipal gerido pela Adesampa, que tem como objetivos: apoiar a criação e o fortalecimento de empreendimentos que desenvolvam produtos ou serviços inovadores, que utilizem tecnologia; disseminar a cultura e a educação empreendedoras; estimular a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de São Paulo; promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda em regiões de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn