Segunda-feira, 30 de Julho de 2018 | Horário: 11:48

“Amamentação – alicerce da vida” é tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2018

Campanha ocorrerá entre os dias 1º e 8 de agosto próximos com palestras e caminhadas em São Paulo. Confira abaixo a programação

O Hospital Municipal e Maternidade Escola (HMEC) Dr. Mário de Moraes A. Silva, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, inicia nesta quarta-feira (1º) as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com uma programação especial, que inclui caminhada, no domingo (5), na Avenida Paulista, com o apoio da Rede de Banco de Leite Humano (BLH) do município de São Paulo e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e da participação de funcionários do hospital e das mães doadoras externas de leite materno para os prematuros internados na UTI Neonatal.

Outro destaque da semana é uma palestra com o renomado pediatra e homeopata dr. Moises Chencinski, presidente do departamento científico de Aleitamento Materno da SPSP (confira a programação completa abaixo).

Criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a campanha visa dar visibilidade à amamentação, incentivando grupos de todo o mundo a trabalhar o tema na prática, por meio do cumprimento de quatro passos: informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza; vincular a amamentação dentro da agenda de nutrição, segurança alimentar e diminuição da pobreza; envolver-se com indivíduos/organizações que trabalham nessas questões; e motivar as ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

A SMAM promove o aleitamento em 120 países e, desde 1992, é realizada pelo HMEC. Já no Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM desde 1999, com o apoio de organismos internacionais, das secretarias de saúde estaduais e municipais, da Rede Paulista de Bancos de Leite Humano, de Hospitais Amigos da Criança, de sociedades de classe e Organizações Não Governamentais (ONG).

A cada edição, a WABA escolhe um tema que norteia as diferentes atividades a serem desenvolvidas no período da campanha. Segundo a WABA, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”.

A Maternidade Cachoeirinha detém o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) por cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Serviço - Bancos de Leite Humano (BLH) da rede municipal
Todo o processo para contribuir com o programa é simples: o contato para ser doadora é feito por telefone e, após o cadastro, é realizado exames e entrevista para orientação sobre ordenha e armazenamento do leite. A doadora deve ser saudável e estar amamentando seu bebê.

A doação do leite materno é tão fundamental para os recém-nascidos e prematuros quanto para as mães lactantes. O leite é o alimento mais adequado para suprir a fome e a sede dos bebês e necessário para seu fortalecimento e desenvolvimento saudável. De benefício para a doadora, evita o ‘empedramento’ das mamas, fazendo com que o organismo mantenha a produção de leite.

Todo leite doado é manipulado corretamente pelo BLH, que possui tecnologia para realizar o processo de pasteurização, possibilitando assim ser distribuído aos recém-nascidos e prematuros internados nas UTIs neonatais.

O programa conta também com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP), com o slogan “Doar Leite Materno Salva Vidas”, que atua na retirada do leite doado na residência das doadoras. Junto na ambulância vai sempre uma funcionária da enfermagem do BLH e todo equipamento adequado para o armazenamento do leite.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com três bancos de leite:

• Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto - Fone:  3394-8046
  • Hospital Municipal Campo Limpo - Fone: 3394-7693
  • Hospital e Maternidade Cachoeirinha - Fone: 3986-1011

Programação das Atividades da Semana Mundial de Amamentação SMAM 2018 do HMEC

1º de agosto de 2018
14h: Abertura oficial com a participação da dra. Claudia Tanuri, diretora do Departamento Técnico; da enfermeira Vivianne Elias Silva dos Santos, presidente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); da coordenadora do Banco de Leite Humano do HMEC; e da dra. Marina da Rosa Faria, vice-presidente do IHAC.
Local: Av. Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

14h30: Palestra –Amamentação – A Base da Vida”, com o dr. Moises Chencinski, presidente do departamento científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
Local: Av. Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

15h30: Confraternização no anfiteatro do HMEC
Local: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

5 de agosto de 2018
10h: Caminhada de apoio à SMAM
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Paraíso

8 de agosto de 2018
10h: Caminhada de apoio à SMAM nos setores assistenciais da maternidade, com concentração na entrada principal.
(Obs: os participantes da Caminhada na Paulista também estão convidados para a Caminhada na Maternidade, com a camiseta símbolo do evento).
Público-alvo: todos os colaboradores da maternidade, doadoras de leite materno externas e pais de bebês internados na Unidade Neonatal e demais interessados.
Local: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoerinha