Sexta-feira, 7 de Outubro de 2022 | Horário: 11:36

1ª Semana Animal SP tem implantação gratuita de microchip em animais domésticos a partir desta sexta-feira (7)

Nos dias 7, 8 e 9, das 9h às 17h, será feita gratuitamente a microchipagem para identificação de cães e gatos

De hoje (7) até domingo (9), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará a implantação de microchip em cães e gatos a partir dos três meses, de forma gratuita. A ação faz parte da 1ª Semana Animal SP, promovida pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Usualmente, esse serviço é oferecido somente aos animais adotados na Cosap ou que participam do programa municipal de esterilização cirúrgica, a chamada castração. A implantação do microchip será feita sexta, sábado e domingo na rua Santa Eulália, 86, das 9h às 17h.

Microchip é um dispositivo  do tamanho de um grão de arroz que armazena as informações do animal e do tutor. Caso o animal se perca e alguém o encontre, é possível fazer a leitura do microchip e localizar o responsável pelo cão ou gato.

Também é destaque a partir desta sexta-feira (7) até o último dia do evento, que se encerra na terça-feira (11) a exposição “A vida dos morcegos”, sobre a espécie e seus hábitos. A exposição ocorrerá no mesmo endereço, das 9h às 16h.

Na 1ª Semana Animal SP há ainda outros diversos serviços e atrações como adoção, castração, emissão do Registro Geral do Animal (RGA), vacinação antirrábica, atividades educativas e mesa de animais sinantrópicos.

A vacinação antirrábica, a emissão do RGA e do termo de castração serão oferecidos pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis). A adoção de animais será ofertada no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos durante todos os dias de evento, inclusive no domingo, e funcionará das 9h às 17h.

A Cosap tem, atualmente, 247 animais disponíveis para adoção, entre cães, gatos e animais de fazenda. Para a adoção de cães e gatos, é preciso apresentar documentação do futuro tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses). É necessário ainda levar uma coleira e guia, no caso dos cães, ou caixa de transporte, no caso de gatos, e pagar uma taxa administrativa de R$ 29,30. A relação dos animais disponíveis para adoção pode ser acessada no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php?p=272491.

“Preparamos uma semana recheada de serviços e atrações para celebrar a vida dos animais e para conscientizar os tutores sobre a importância da guarda responsável, que é premissa para quem decide ter um animal de estimação, além de ser a melhor demonstração de afeto que uma pessoa pode dar a um pet, pois promove saúde, bem-estar e segurança. Convidamos toda a população a se juntar a nós nesta semana festiva”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

O diretor da DVZ, Luiz Carlos Barbosa Alves, reforça o convite e destaca que é também uma boa oportunidade para que os paulistanos conheçam um pouco melhor morcegos e animais sinantrópicos. “Temos certeza que as exposições que faremos vão agradar muita gente, especialmente os mais curiosos. Além disso, é um momento oportuno para que os tutores levem seus cães e gatos para receberem a vacina antirrábica, que deve ser feita anualmente a partir dos três meses de idade, algo fundamental para a saúde dos pets e dos humanos”, pontua.
Para receber a vacina antirrábica, o animal deve estar saudável. Cães e gatos com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Após a imunização, os pets podem receber água e alimentação normalmente.

Programação Semanal Animal SP – até 11 de outubro:

• Adoção de cães e gatos *– até 11 de outubro
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias e documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF).
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana
*É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos e efetuar pagamento de taxa pública no valor de R$ 29,30.

• Identificação por microchip – 7, 8 e 9 de outubro
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); foto do animal; e comprovante de vacinação contra raiva, se houver.

• Emissão do RGA – até 11 de outubro
Horário: 9h às 16h (Uvis + postos volantes); DVZ (9h às 17h).
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana; os endereços das Uvis podem ser consultados neste link.

• Emissão do termo para castração – até 11 de outubro
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); e foto do animal.

• Vacinação antirrábica – até 11 outubro

• Exposição: A vida dos morcegos – 7 a 11 de outubro

• Exposição: Que bicho é esse? (animais sinantrópicos) – 7 a 11 de outubro

• Atividades educativas – 7 a 9 de outubro