Sexta-feira, 5 de Maio de 2017 | Horário: 18:28

18ª edição do SP Cidade Linda conserva 10.500 metros quadrados de áreas ajardinadas

Avenidas Juscelino Kubitscheck e Faria Lima receberam serviços de zeladoria, como limpeza, tapa-buraco, pintura de guias, poda de árvores e revisão da sinalização
898487-Operação Cidade Linda na Zona Oeste

A 18ª edição da operação SP Cidade Linda, iniciada no último sábado (29) nas avenidas Juscelino Kubitscheck e Faria Lima, foi responsável pela conservação de 10.500 metros quadrados de áreas ajardinadas. Durante toda a semana, os serviços de zeladoria, como limpeza, tapa-buraco, pintura de guias, poda de árvores e revisão da sinalização foram intensificados ao longo dos sete quilômetros das vias.

O eixo recuperado é formado por 2,3 quilômetros da avenida Juscelino Kubitschek, entre as avenidas Santo Amaro e Nações Unidas, e 4,6 quilômetros da avenida Faria Lima, entre as avenidas Pedroso de Morais e Hélio Pellegrino. As avenidas também ganharam 120 novas lixeiras.

Para melhorar a acessibilidade nas calçadas nas duas avenidas, 44,5 metros quadrados de passeio foram conservados, com a manutenção de 9 metros de guias, 52 metros de sarjetas e 5 rampas de acessibilidade passaram por reformas. Houve ainda a demolição de 79 metros quadrados de passeio danificados para a implantação de novos canteiros.

Na limpeza das ruas, foram utilizados dois equipamentos aspiradores e duas varredeiras mecânicas. No total, o programa fez a limpeza de nove obras de arte e monumentos: O Ceifador, de Mathurin Moreau, localizado na Praça Professor Resende Puech; Homenagem ao Imortal Prefeito de São Paulo José Vicente de Faria Lima, de Luiz Morrone, e Testemunho, de Dolly Moreno, localizadas no canteiro central da Avenida Faria Lima; Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros, de Luiz Morrone, na Praça João Nassar; Monumento às Musas da Escultura e da Engenharia, de Galileo Emendabili, na Praça Luís Carlos Paraná; Monumento Víctor Raúl Haya de La Torre, de Miguel Baca Rossi, na Praça Haya de La Torre; Homem na Chuva, de Floreian Raiss, e Quadrúpede, de Crhistina Motta, ambas no Parque do Povo.

O serviço de tapa-buraco fresou 78 metros quadrados e tapou 8 buracos. A ação utilizou aproximadamente 10 toneladas de massa asfáltica. Com o objetivo de melhorar a circulação de veículos e pedestres, 328 placas de sinalização, 1.332 metros quadrados de sinalização horizontal e 45 semáforos passaram por manutenção.

Foram podadas mais de 90 árvores, parte com a ajuda da concessionária AES Eletropaulo, devido à proximidade com a fiação elétrica. Também foram plantadas 1.500 mudas de grama. As avenidas também receberam serviços de varrição, limpeza manual e mecanizada.

A iluminação nas avenidas passou por revisão do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), que identificou a necessidade de troca de equipamentos danificados ou acréscimo de pontos de luz.

Para melhorar a drenagem das avenidas, houve a limpeza mecanizada de 198 bocas de lobo, 16 poços de visita e 20 galerias de águas pluviais. Foram desobstruídos 450 metros de galerias e 5 tampas de bocas de lobo, 2 guias chapéu e 5 grelhas foram trocadas.

Toda a ação contou com o trabalho de cerca de 500 pessoas e 115 veículos e equipamentos, com o acompanhamento de uma equipe de Assistência Social e 20 guardas-civis metropolitanos.

SP Cidade Linda
Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

Além da Celso Garcia a ação já revitalizou as avenidas Giovanni Gronchi, PacaembuCelso Garcia, Eliseu de AlmeidaMarechal TitoCruzeiro do SulRubem BertaBelmira MarinInajar de SouzaSão Luís / IpirangaMateo BeiTiradentesSanto Amaro23 de MaioNove de Julho, Paulista e o centro histórico. A próxima ação está programada para acontecer a partir de 22 de abril na Avenida Giovani Gronchi.

Veja os locais das próximas ações