Serviços para Cidadão

Estrutura

O sistema de transporte público da cidade de São Paulo é constituído por ônibus de responsabilidade do governo municipal e complementado pelo Metrô,  trens da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de competência do governo estadual.

 

 

Ônibus

A frota paulistana compreende 15 mil ônibus. São 1.314 linhas sendo que 832 rodam por meio de concessão e 482 operam com permissão. Essa estrutura transporta quase 3 bilhões de passageiros por ano.

 

sptrans.com.br

 

 

Metrô

O sistema de trem metropolitano de São Paulo possui 74,3km de linhas ferroviárias distribuídas em cinco linhas, ligadas por 64 estações (58 operadas pelo Metrô e 6 pela ViaQuatro). São 7 estações de integração com a CPTM e 3 estações de transferência. 900 carros (que correspondem a 150 trens) transportam quase 900 mil pessoas por ano.

 

metro.sp.gov.br

viaquatro.com.br

 

 

Trem

A Companhia Paulista de Trens Metrolitanos (CPTM) opera seis linhas, com 90 estações, 260,8 km de extensão, atende a 19 dos 39 municípios da RMSP, e mais três municípios a noroeste. Nos últimos três anos, a Companhia transportou uma média de 700 milhões de passageiros. Até julho de 2013, quase 385 milhões de pessoas já andaram pelos trens da CPTM.

 

Das 90 estações, oito são integradas com o metrô e sete interligam as próprias linhas do trem metropolitano. Todas as linhas da CPTM possuem conexões físicas com as linhas do Metrô.

 

Cidades atendidas:
São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba.

cptm.sp.gov.br

 

Ônibus Intermunicipal (EMTU)
São mais de 500 linhas intermunicipais, que atendem as cidades da Região Metropolitana de São Paulo, gerenciadas pelo governo estadual por meio da EMTU/SP, com 19 mil pontos de parada. 

emtu.sp.gov.br