Serviços para Cidadão

Ciclovias - SP400km

A Ciclovia é uma pista de uso exclusivo para a circulação de bicicletas separada fisicamente da via por onde transitam veículos automotores. Ela possui sinalização vertical e horizontal tais como placas e pintura de solo. A ciclovia pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral.

 

SP400km 

Até o final de 2015, a Prefeitura de São Paulo vai implementar 400 quilômetros de ciclovias. Esta é a Meta 97, do Programa de Metas, que será realizada a partir do projeto SP 400km. Em 2014, a capital já ganhou 11,6 quilômetros; a meta é fechar este ano com 200 quilômetros implementados.


Até agosto de 2014, a cidade conta com 82,41 quilômetros de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas. 


Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, o projeto SP 400km realizará as intervenções com um custo reduzido, articulado com o transporte público e também visando reduzir acidentes em vias de circulação de ciclistas.


Conheça o plano cicloviário completo


Acompanhamento

O projeto de construção dos 400 quilômetros de ciclovias está articulado com a estrutura de transporte público da cidade. A extensão pretendida se somará aos 150 quilômetros de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.


Os novos percursos deverão ser espalhados pela capital conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será por volta de R$ 80 milhões.


Acompanhe o projeto SP 400km:

Mapa da Infraestrutura Cicloviária da Cidade de São Paulo (Google Maps)

Cronograma de ação e investimento

Portal da CET – SP 400km

Meta 97 – Programa de Metas

Mapa da Rede Proposta até 2015

Mapa da rede cicloviária completa (antes das implementações)

Programação de ciclovias para agosto 

 

Mais mapas

Ciclovias em construção (atualizada 07/08)

Ciclovias em construção

Ciclovias em construção e malha cicloviária existente

Ciclovias em construção, malha cicloviária existente e estrutura de transporte público

 

Ciclovias já implantadas

Antes dos novos trajetos que vêm sendo inaugurados desde junho, São Paulo possuía 63 quilômetros de ciclovias. Dentro do projeto SP 400km, até agosto de 2014, já foram inaugurados seis trechos.

Agora, a capital conta com 82,41 quilômetros de malha cicloviária, sendo:

  •          Ciclovias – 74,61 km (dos quais 11,6 km foram implantados nessa gestão/ em 2014)
  •          Ciclofaixa Definitiva – 3,3 km
  •          Calçada compartilhada Centro – 4,5 km
      

Além disso, a cidade dispõe ainda:

  •          Ciclofaixa de Lazer – 120,8 km
  •          Ciclorrotas – 67,50 km