Serviços para Cidadão

Câncer

Dados dos Registros de Câncer

A epidemiologia do câncer tem como uma das suas principais ferramentas os Registros de Câncer, sistemas de informação específicos para este grupo de doenças.

Os principais tipos de Registros de Câncer são o Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) e o Registro Hospitalar de Câncer (RHC).

O Registro de Base Populacional, por coletar informações sobre casos novos de câncer referentes a uma área geográfica determinada, é utilizado principalmente para calcular a incidência de casos de câncer. No município de São Paulo o RCBP é coordenado pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O Registro Hospitalar de Câncer, ao contrário, fornece dados referentes ao atendimento prestado aos casos de câncer atendidos pelos hospitais, e por acompanhar os doentes ao longo do tempo é a principal fonte de informações para o estudo da sobrevida. No estado de São Paulo a coordenação do Registro Hospitalar de Câncer é da Fundação Oncocentro de São Paulo. 

Previsão do Índice Ultravioleta 

A exposição excessiva à radiação solar ultravioleta ocasiona diversos problemas à saúde, sendo um dos mais importantes o câncer de pele.

 

Dos principais aspectos envolvidos na prevenção do câncer de pele, é o enfoque sobre a exposição solar segura. Neste sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a divulgação do Índice Ultravioleta como forma de indicar os cuidados necessários para a correta exposição ao sol.

 

O Índice UV é expresso em números, sendo que, quanto maior o seu valor, maior o risco à saúde e, portanto, maiores os cuidados necessários. De acordo com a OMS, o Índice UV deve ser agrupado em categorias que medem a intensidade da radiação:

 

Clique aqui e veja a previsão do Índice Ultravioleta disponibilizada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Publicações

 

Serão aqui disponibilizados documentos pertinentes à Oncologia, tanto aqueles destinados a informar sobre os cuidados necessários para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer, assim como documentos técnicos destinados a subsidiar as ações de gestores e profissionais de saúde.

Material educativo

Entendendo como fundamental a tarefa de disponibilizar informações referentes ao câncer, o Grupo Gestor de Oncologia criou a série “Falando de Câncer”, folders informativos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Periodicamente novos temas serão abordados pela série, assim como outros documentos informativos também estarão disponíveis neste espaço.
 

 

 

Documentos Técnicos

Estão disponibilizados neste espaço alguns documentos destinados a subsidiar gestores e profissionais da saúde em seu trabalho.
 

Sites de interesse

 

Estão aqui disponibilizados links para alguns sites que tem como foco a área da Oncologia: