Serviços para Cidadão

Sítio Morrinhos

Localizado na Rua Santo Anselmo, o Sítio Morrinhos sedia o Centro de Arqueologia de São Paulo é um conjunto arquitetônico composto pela casa sede, construída no início do século XVIII, por diversas construções anexas datadas da segunda metade do século XIX e outras do início do século XX. Todo o conjunto está implantado no centro de uma extensa área verde, formada por árvores frutíferas e ornamentais.

Na verga da porta principal da casa sede encontra-se a inscrição “1702”, provavelmente a data de sua construção. Originalmente, foi uma residência rural servindo como sede de sítio, propriedade da família Baruel. 

O Sítio Morrinhos nunca fora aberto à visitação pública devido ao seu precário estado de conservação. Em 1984, foram executadas obras de consolidação e reforço estrutural. Em 2000, teve início a restauração e conservação de todo o conjunto. Seu projeto arquitetônico foi elaborado a partir de pesquisas históricas e prospecções arqueológicas, envolvendo a execução de serviços de preservação de elementos antigos e princípios arquitetônicos com características contemporâneas como pisos, jiraus e todo o sistema de iluminação museológica.

Saiba mais no site do Museu da Cidade de São Paulo.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 (Jd. São Bento/Santana)

Telefone: (11) 2236-6121

Entrada gratuita (visitas orientadas)