Serviços para Cidadão

Casa do Grito

O documento mais antigo referente a Casa do Grito é datado de 1844 e consta dos autos do inventário de Guilherme Antonio de Moraes. O imóvel passou por vários proprietários até ser desapropriada pela municipalidade em 1936. Ficou relegada ao abandono até 1955, quando uma campanha, realizada pela Sociedade Geográfica Brasileira e o jornal A Gazeta, atribuiu caráter histórico ao imóvel, a partir da constatação de sua técnica construtiva: a taipa de sopapo ou pau-a-pique. Era, afinal, uma casa que foi construída nos mesmos moldes da época da Proclamação da Independência (1822).

Em 1958, por iniciativa da gestão municipal, o imóvel foi transformado em Museu do Tropeiro, abrigando um cenário característico dessa época, composto por móveis e alfaias adquiridos por meio de compra na região do Vale do Paraíba, ou pela doação de particulares e entidades diversas. 

Em 1981, a Casa do Grito foi objeto de pesquisas arqueológicas e passou por uma obra de restauro que procurou corrigir os excessos das intervenções anteriormente realizadas. Em 2007 passou por nova etapa de restauro e conservação, tendo sido reinaugurada em 7 de setembro de 2008. Este imóvel está incorporado ao Parque da Independência.

Saiba mais no site do Museu da Cidade de São Paulo.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço: Pça. do Monumento, s/nº (Ipiranga)

Telefone: (11) 2273-4981

Entrada gratuita (visita orientada)