Serviços para Cidadão

Capela do Morumbi

A Capela do Morumbi situa-se em um terreno da antiga Fazenda do Morumbi, cujo mais antigo documento encontrado, datado de 1825, registrava ser propriedade do inglês John Rudge, que ali se dedicava ao cultivo de chá. 

A fazenda passou por vários proprietários e a Capela do Morumbi ficou fechada até por volta de 1975, ainda como propriedade da Cia. Imobiliária Morumby. Nesta época, a empresa transferiu para o município parte dos terrenos remanescentes do loteamento que havia feito e junto com eles a Capela. A partir de então, o imóvel passou à responsabilidade direta do Departamento do Patrimônio Histórico como bem arquitetônico e cultural, sob os cuidados da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura.

Em 1979 o imóvel foi submetido a obras de revitalização e adaptação, quando foram construídos os sanitários e a copa. Sua nave central foi convertida em sala de espetáculos para a realização de atividades culturais de pequeno porte. Foi aberta à visitação pública em 25 de janeiro de 1980. Durante essa década, a Capela do Morumbi abrigou atividades culturais, tais como: exposições fotográficas, concertos musicais e exposições de artes plásticas. Desde 1991 este espaço é destinado a exposições de arte contemporânea, privilegiando seu uso como espaço para a realização de instalações artísticas.

Saiba mais no site do Museu da Cidade de São Paulo.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço: Av. Morumbi, 5.387 (Morumbi)

Telefone: (11) 3772-4301

Entrada gratuita (visita orientada)